20/11/2022 5:23 pm

Servidores aposentados participam de IV Seminário de Conscientização

Servidores estaduais aposentados participaram, na última semana, do IV Seminário de Conscientização, realizado no Centro Social dos Servidores. O evento integra o calendário do Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI), executado pelo Governo do Maranhão através do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev).

Com o tema “Vida, o tempo e o envelhecimento: meios para traçar uma boa caminhada”, o seminário teve o objetivo de despertar para a necessidade de um envelhecimento saudável, tratando essa fase da vida como um momento produtivo e de exploração das potencialidades. “A proposta é criar um ambiente que possibilite o despertar do idoso para a vida que existe nesse momento do envelhecimento. É uma fase rica e proveitosa, em que podemos produzir muito”, afirma a educadora física Maria Cristina de Holanda, que integra a equipe do PAI e coordena o evento.

PROGRAMAÇÃO

O seminário foi realizado nos turnos matutino e vespertino. A programação contou com palestras realizadas por psicólogos e arteterapeutas, além de oficinas. A saúde mental das pessoas idosas e os benefícios da arteterapia no processo de envelhecimento foram alguns dos temas abordados.

A programação encerrou com uma releitura do espetáculo “O Pequeno Príncipe”, apresentado pelo grupo teatral Improviso – que atuou pela primeira vez para uma plateia composta exclusivamente de pessoas idosas. “Buscamos adaptar esse texto para o momento que estamos vivendo. A mensagem principal que queremos deixar é de envelhecer sem abandonar a sua criança interior”, explicou a atriz Ana Paula Maciel, que integra o elenco do espetáculo.

Para a aposentada Denise Albuquerque, 76, o amor e a ternura com que os idosos foram recebidos estão entre os principais pontos positivos da programação do dia. “Já havia participado de outras edições deste evento e essa foi a melhor de todas. A abordagem dos profissionais foi profunda, mas apresentada de uma forma simples que todos podiam captar. Mexeu com a cabeça de todo mundo, de uma maneira boa. O que mais precisamos é de amor e de carinho e hoje tivemos isso de sobra por aqui”, comentou.

SAIBA MAIS

O Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI) é gratuito para todos os servidores estaduais aposentados. A programação inclui oficinas de atividade física, como alongamento, ioga, dança, natação e hidroginástica; arteterapia, como pintura em tela, macramê e artesanato; além de uma programação cultural e de lazer. Por meio de parceria com a Secretaria de Estado de Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores (Segep), também são disponibilizadas consultas médicas para os idosos. As atividades acontecem no Centro Social dos Servidores do Estado do Maranhão.