21/01/2021 1:08 pm

Servidores aposentados expõem produção artística de 2020 em mostra virtual

No lugar de aulas conjuntas no ateliê, chamadas de vídeo diárias e fotos da evolução do trabalho. Em vez de um evento presencial, uma exposição virtual com 15 telas produzidas ao longo de todo o ano de 2020. Foi essa a saída encontrada pelas alunas da oficina de Pintura em Tela para garantir a realização da sua exposição anual, mesmo com a pandemia do Coronavírus.

A oficina é uma das atividades realizadas no âmbito do Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI) e conta com o apoio do Museu de Arte Sacra, que está exibindo as telas na sua página oficial no Instagram (@museudeartesacrama).

O PAI, desenvolvido pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev), realiza suas atividades no Centro Social dos Servidores. Com o isolamento social imposto pela pandemia do coronavírus, entretanto, o grupo precisou se reinventar para garantir a continuidade das aulas. Foi quando a oficina passou a ser virtual. Os alunos desenvolveram o projeto batizado de “Em Casa com Arte”, fazendo chamadas de vídeo para aprender novas técnicas, compartilhar experiências e monitorar a evolução dos trabalhos.

Oficina de Pintura do PAI (012)

Por causa da pandemia do Coronavírus, a oficina foi realizada de maneira virtual

Para a arte-educadora Teresa Moraes Rego, coordenadora da oficina e curadora da exposição, o saldo foi positivo, mesmo com o desafio de se adaptar a uma nova maneira de produzir.

“Eu terminei me colocando como aluna também nesse processo, porque foi um ano atípico e todos nós precisamos nos reinventar. Este ano, aprendemos que a arte não está restrita às paredes de um ateliê, mas é soberana e pode transcender. Para nós, a arte foi uma maneira de cultivar relacionamentos e nos encontrar conosco mesmos”, afirmou Teresa.

Oficina de Pintura do PAI (02)

A mostra virtual reúne a produção artística dos servidores aposentados em 2020

CONTINUIDADE

A coordenadora do PAI, Arlete Pontes, destacou a importância de continuar as atividades do programa, mesmo durante a pandemia. “Ao longo de todo o ano, buscamos maneiras de manter os idosos assistidos. Mesmo nos momentos em que não era possível o encontro presencial, continuamos a oferecer serviços de maneira virtual. Realizar a oficina de pintura nesses moldes demonstra o quanto a nossa equipe sempre busca se superar e encontrar saídas para continuar a desenvolver com qualidade o trabalho em prol dos idosos”, afirmou Arlete Pontes.

A exposição tem tema livre e conta com releituras de obras e trabalhos originais, com estilos que vão do autorretrato e a pintura de paisagens até o surreal e o abstrato. “Percebi muita maturidade artística do grupo. Elas produziram um conteúdo emocional bastante forte e significativo. Elas se reinventaram. A arte salva”, avaliou Teresa. As telas físicas ficarão expostas na galeria Portinari, localizada na sede do PAI no Centro Social dos Servidores.