14/06/2021 7:42 pm

Plataformas digitais simplificam rotinas de trabalho e aumentam produtividade entre servidores do Iprev

Além de simplificar a vida de quem precisa solicitar atendimento pericial ou pensão, as plataformas online desenvolvidas pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) melhoraram também as rotinas de trabalho dos servidores do órgão. O Sistema de Perícias Médicas e o Sistema de Pensão são parte de um conjunto de ações para modernizar a gestão dos processos relacionados à previdência, proporcionando celeridade, comodidade e transparência na concessão dos benefícios.

As plataformas podem ser acessadas a partir de qualquer computador ou telefone celular conectado à Internet, dispensando, assim, o atendimento presencial para a abertura dos processos. Da mesma forma, quem trabalha analisando os pedidos pode acessar o sistema de qualquer lugar. Assim, em vários momentos da pandemia do Covid-19, servidores do instituto puderam trabalhar de casa, o que ajudou a reduzir aglomerações nas sedes do Iprev.

A facilidade para consultar informações e o aumento da produtividade foram alguns dos pontos positivos destacados pela analista previdenciária Mariana Tereza Costa Rolim Aranha Pinheiro.

“Antes, era preciso esperar que o processo físico fosse formalizado. Se os documentos não estivessem corretos, o processo ficava parado até que o requerente trouxesse os documentos faltantes. E se precisássemos de alguma informação e o processo já estivesse em outro setor, tínhamos que aguardar a devolução. Agora, todas as informações estão disponíveis na plataforma e muitas vezes conseguimos concluir a análise em apenas um dia”, pontou ela.

 

 

Leandro Arouche, que trabalha nas Perícias Médicas do Estado, definiu a plataforma como sendo uma conquista de todos os servidores. “Com a utilização dessa ferramenta, tanto quem trabalha no Iprev quanto os demais servidores estaduais ganharam em segurança e celeridade na análise dos seus pedidos. Foi um marco para as Perícias Médicas”, afirmou ele.

SEGURANÇA

Os sistemas são compostos de duas interfaces distintas. Uma é voltada para os requerentes, para que eles preencham os formulários com seus dados pessoais e anexem todos os documentos necessários. A outra é voltada para os analistas do Iprev: nessa área, os servidores podem visualizar todos os pedidos feitos e analisá-los.

Interface sistema de pensão para servidores

Plataforma online conta com interface voltada para servidores do Iprev, facilitando a análise e o manuseio dos documentos

A área de acesso do Iprev identifica o responsável pela análise de cada pedido, permitindo monitorar o número de processos analisados, o tempo levado em cada um e a quantidade de pedidos deferidos e indeferidos. Assim, é possível monitorar o nível de produtividade de cada servidor.

Durante a análise, os servidores do Iprev analisam e assinalam, um a um, os itens de uma lista, conferindo se o requerente preenche ou não os requisitos para o benefício solicitado. Caso o processo seja indeferido ou haja pendência de documentação, o próprio sistema contém um campo para que os analistas enviem uma mensagem ao requerente comunicando a pendência.

A metodologia foi desenvolvida a partir da análise do fluxo interno de cada processo. Após implantada, agilizou o trabalho do Iprev e a comunicação com os requerentes. O objetivo é tornar o processo o mais simples possível para todos os envolvidos, conforme explica o coordenador de Tecnologia de Informação do Iprev, Pedro Azevedo. “Partimos da necessidade dos setores de se automatizarem e tentamos entender todo o fluxo. Buscamos tornar o processo o mais simples possível e diminuir a possibilidade de erro humano. Assim damos exatidão e transparência na análise tanto para o solicitante quanto para o servidor do Iprev que analisa a demanda”, explicou Pedro, que é o responsável pelo desenvolvimento das plataformas.

Quem trabalha na análise dos processos diz que é gratificante a sensação da mudança. “No caso do benefício da pensão, lidamos com pessoas que perderam seus entes queridos e estão passando por um momento muito difícil. Saber que podemos dar mais comodidade a essas pessoas, porque agora conseguimos trabalhar de maneira mais célere, é um sentimento de gratidão muito grande”, disse Mariana Tereza.

SAIBA MAIS

Desde 2020, o Iprev tem investido na modernização dos seus processos, buscando agilizar a tramitação interna e melhorar a qualidade dos serviços prestados. O Sistema de Perícias Médicas e o Sistema de Pensão foram criados com este objetivo e permitem o contato remoto com o Iprev.

Ainda este ano, novas plataformas devem ser lançadas pelo instituto, voltadas para a emissão da Certidão de Tempo de Contribuição (CTC), documento que atesta quanto tempo o servidor contribuiu para a previdência estadual; e para o processo de aposentadoria.

 

Clique aqui para acessar o Sistema de Perícias Médicas

Clique aqui para acessar o Sistema de Pensão

 

IPREV – Instituto de Previdência dos Servidores do Governo do Estado do Maranhão

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) é a unidade gestora do Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos (RPPS) do Maranhão. Sua finalidade é gerir, planejar, coordenar e supervisionar a execução e o controle da previdência dos servidores públicos estaduais.

Endereços

IPREV/MA – Agência Previdenciária
(98) 3042-1404
Av. São Luís Rei de França, 453 – Turu, São Luís – MA, 65065-470
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Centro Social do Servidor

Av. Sambaquis, s/n (antigo Ipem)
Calhau – São Luís – MA
CEP 65071-390

Horários de atendimento:

Agência Previdenciária: de 08h às 18h.
Perícia Médica: de 8h às 14h.

 

 

Perícia Médica/ PAI

(98) 3042-1404

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