1/06/2021 12:35 pm

Iprev ultrapassa marca de mil atos de pensão deferidos após implantação de sistema online

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) ultrapassou a marca de mil atos de pensão deferidos, desde a implantação da plataforma online. O Sistema de Pensão, plataforma que possibilita solicitar pela Internet o benefício da pensão por morte, reduziu o tempo necessário para a análise dos processos e garantiu mais transparência para o trâmite. 

Desde agosto do ano passado, quando o sistema foi implantado, exatos 1.013 atos de pensão já foram deferidos. Agora, o Iprev consegue analisar toda a documentação enviada pelo requerente em até 72h úteis  e concluir no prazo médio de 13 dias. Antes do sistema, esse processo poderia demorar até oito meses.

O presidente do Iprev, Mayco Pinheiro, reforçou a importância da plataforma. “A plataforma elimina a necessidade de atendimento presencial, tanto para solicitar o benefício, quanto para acompanhar o andamento do processo, já que as informações chegam todas por e-mail. Este é um marco para o Iprev e mais um passo em uma série de iniciativas que estão em curso com o objetivo de modernizar a gestão.”, disse o presidente.

Solicitação

O sistema pode ser acessado pelo site do Iprev (iprev.ma.gov.br). Para solicitar o benefício, é preciso preencher o formulário disponível e anexar todos os documentos necessários. A plataforma enviará por e-mail um código de acompanhamento, que o requerente pode usar para acompanhar o andamento do pedido. Quando este se tornar um processo administrativo, o número do processo também é disponibilizado. 

A plataforma foi desenvolvida inteiramente pela equipe do Iprev, de modo que não houve custos adicionais para a sua implantação. O sistema melhora ainda a instrução dos processos, evitando pendências documentais, que até então eram uma das principais causas para a demora da conclusão dos processos. 

“Houve uma redução muito significativa no tempo de conclusão dos nossos processos. Isso é importante tanto para o Iprev, que consegue gerir melhor essa tramitação, quanto para quem precisa do benefício e não pode esperar muito tempo”, avaliou a diretora de previdência pública do Iprev, Hilza Paixão. 

Digital

Desde o primeiro semestre de 2020, o Iprev vem investindo na modernização de processos, com a criação e implantação de plataformas online para facilitar as rotinas de trabalho e a concessão de benefícios. O Sistema de Perícias Médicas, implantado em maio do ano passado, permite solicitar o atendimento pela Internet.

O instituto também lançou o Sistema de Recadastramento Online, uma plataforma voltada para os seus próprios servidores, que facilitou a atualização anual dos dados desse público. A instalação de uma Central de Atendimento online também ampliou a capacidade de suporte aos segurados. No mês de abril, foram registrados 2.754 atendimentos por meio do aplicativo WhatsApp – um aumento de 54% em relação ao mês anterior. 

O Iprev agora trabalha para expandir ainda mais essas iniciativas, com a implantação de sistemas online para solicitar outros documentos e benefícios, como a aposentadoria e a Certidão por Tempo de Contribuição (CTC).

 

IPREV – Instituto de Previdência dos Servidores do Governo do Estado do Maranhão

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) é a unidade gestora do Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos (RPPS) do Maranhão. Sua finalidade é gerir, planejar, coordenar e supervisionar a execução e o controle da previdência dos servidores públicos estaduais.

Endereços

IPREV/MA – Agência Previdenciária
(98) 3042-1404
Av. São Luís Rei de França, 453 – Turu, São Luís – MA, 65065-470
Clique aqui e seja redirecionado para o GoogleMaps

 

Centro Social do Servidor

Av. Sambaquis, s/n (antigo Ipem)
Calhau – São Luís – MA
CEP 65071-390

Horários de atendimento:

Agência Previdenciária: de 08h às 18h.
Perícia Médica: de 8h às 14h.

 

 

Perícia Médica/ PAI

(98) 3042-1404

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI