18/06/2021 9:58 am

Iprev participa de roda de conversa da Uema sobre aposentadoria

Mayco Pinheiro, Hilza Paixão e Maricy Fidelis

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) participou, nesta quinta-feira (17) da roda de conversa virtual “Servidor Público Aposentado: a reforma da previdência e o acúmulo de cargos”. O evento foi promovido pela pró-reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), em alusão ao dia do servidor público aposentado.

O Iprev foi representado, na ocasião, pelo presidente, Mayco Murilo Pinheiro; pela diretora de previdência pública estadual, Hilza Paixão; e pela coordenadora de pagamento de aposentados, Maricy Fidelis. O objetivo foi orientar os servidores estaduais acerca do funcionamento do Iprev e o processo de aposentadoria, analisando a legislação vigente e esclarecendo as principais dúvidas.

O presidente do Iprev, Mayco Pinheiro, destacou a importância da criação do Iprev e os principais avanços.  O instituto foi criado em 2018, especialmente para a gestão da previdência maranhense. “O fato de ter uma autarquia voltada especialmente para essa finalidade dá mais dinamismo à gestão, garantindo respostas mais rápidas e eficientes às questões previdenciárias”, explicou o presidente.

O presidente do Iprev também apresentou no evento virtual a composição do Iprev, com os principais setores voltados para o atendimento ao segurado. A Diretoria de Perícias Médicas, responsável por avaliar situações de afastamento ou reposicionamento dos servidores por questões de saúde; a diretoria de previdência, que analisa pedidos de aposentadoria e pensão, além de emitir os certificados de tempo de contribuição; a Diretoria de Pagamento, responsável pela folha de pagamento dos aposentados; e a Diretoria do Fepa, responsável pela gestão do Fundo Estadual de Pensão e Aposentadoria (Fepa), que garante os pagamentos dos aposentados e pensionistas.

DOCUMENTOS

A diretora de previdência, Hilza Paixão, reforçou a importância da organização dos documentos antes de iniciar o processo de aposentadoria. “É um processo complexo, portanto é um momento para o qual o servidor precisa se preparar documentalmente. É preciso que toda a documentação esteja em mãos e seja regular, porque a maior parte dos casos de demora em algum processo se dá em função da falta de alguma documentação”, explicou a diretora. Ela ainda apresentou o fluxo do processo de aposentadoria e apresentou o funcionamento interno da diretoria.

A coordenadora de pagamento de aposentados, Maricy Fidelis, elencou e respondeu algumas das perguntas mais frequentes feitas pelos segurados ao Iprev, como o acúmulo de benefícios previdenciários. Ela reforçou também a importância de se buscar orientação no setor de Recursos Humanos do órgão de origem ou no sindicato da respectiva categoria profissional.

“O nosso objetivo é nos aproximar do segurado, e fornecer o máximo de informações para que esse relacionamento entre o segurado e o Iprev fique a cada dia mais fácil”, pontuou ela. Os participantes da roda de conversa também tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre diversos aspectos relativos à previdência estadual.

O coordenador de qualidade de vida da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas da Uema, Luís Álvaro dos Santos Corrêa, agradeceu a participação do Iprev no evento. “É muito importante este momento de contato com o órgão responsável pelas aposentadorias dos servidores. Fico muito grato pelo carinho e disponibilidade de todos os que participaram e pela oportunidade de reforçar esta parceria”, concluiu.