21/08/2020 12:48 pm

Iprev implanta plataforma online para receber pedidos de pensão

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) iniciou, esta semana, o funcionamento do Sistema de Pedidos de Pensão. A plataforma foi inteiramente desenvolvida pela equipe do instituto e permite dar entrada no pedido de benefício previdenciário sem sair de casa, a partir de um telefone celular ou computador conectado à Internet. 

O sistema está disponível no site do Iprev. A iniciativa é parte de um conjunto de ações de modernização da gestão pública estadual na área da previdência. O objetivo é garantir celeridade e conforto no atendimento aos segurados, além de proporcionar mais transparência e exatidão às análises de pedidos de benefícios.  Em julho deste ano, o Iprev já havia implantado o Sistema de Perícias Médicas, que contabilizou, só no primeiro mês de funcionamento, mais de 1,5 mil acessos. 

O presidente do Iprev, Mayco Pinheiro, destacou a importância da ação. “Essa modernização é um marco de gestão para o Iprev. O ganho é tanto para os nossos segurados, que agora dispõem de um sistema simples, prático e intuitivo para realizar as suas solicitações, quando para o servidor do Iprev, que poderá realizar a análise da documentação enviada de forma mais simples e prática”, explicou.

Contato

A implantação do Sistema de Pedidos de Pensão contribui ainda para proteger a saúde dos servidores do Iprev e do público, formado, principalmente, por idosos. “Como toda a documentação é enviada de forma remota, não há necessidade do manuseio de processos físicos nem de atendimento presencial em nenhuma etapa do processo”, explicou o coordenador de Tecnologia da Informação do Iprev, Pedro Azevedo. 

O sistema lista ainda todos os documentos necessários para formalizar o pedido, com campos adequados para anexar cada documento. Assim, para que a solicitação de pensão seja enviada, é preciso ter todos os documentos em mãos e anexá-los corretamente. Na prática, isso evita indeferimento ou atraso de pedidos por erros ou inconsistências na documentação – hoje, a maior causa de indeferimento ou demora nos pedidos.

Saiba mais

A pensão por morte é um benefício previdenciário garantido aos dependentes de servidores públicos estaduais ativos ou inativos que vierem a falecer. Tem direito à pensão: cônjuge ou companheiro (a); filhos e enteados menores ou maiores inválidos e os pais inválidos. A análise do direito ao benefício é feita pelo Iprev. Atualmente, o Maranhão conta com 9.833 pensionistas vinculados ao Estado.

No mês de agosto, o Iprev contabilizou 126 pensões implantadas em folha, o que representa um crescimento de 157% em relação ao mesmo período do ano anterior e o maior número de pensões já implantadas em um mês na história do Iprev.

 

IPREV – Instituto de Previdência dos Servidores do Governo do Estado do Maranhão

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) é a unidade gestora do Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos (RPPS) do Maranhão. Sua finalidade é gerir, planejar, coordenar e supervisionar a execução e o controle da previdência dos servidores públicos estaduais.

Endereços

IPREV/MA – Agência Previdenciária
(98) 3042-1404
Av. São Luís Rei de França, 453 – Turu, São Luís – MA, 65065-470
Clique aqui e seja redirecionado para o GoogleMaps

 

Centro Social do Servidor

Av. Sambaquis, s/n (antigo Ipem)
Calhau – São Luís – MA
CEP 65071-390

Horários de atendimento:

Agência Previdenciária: de 08h às 18h.
Perícia Médica: de 8h às 14h.

 

 

Perícia Médica/ PAI

(98) 3042-1404

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI