6/03/2020 7:01 pm

Iprev apresenta a sindicato iniciativas para agilizar aposentadoria de professores

Reunião Sinproessema

Na ocasião, foram apresentadas aos educadores as principais ações do Iprev

 

Apresentar, ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Estadual e Municipais do Maranhão (Sinproesemma) as principais ações para dar celeridade a aposentadoria de professores. Foi esse o objetivo da reunião realizada entre o sindicato e o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev).
Participaram da reunião o presidente do Iprev, Mayco Pinheiro; o presidente do Sinproesemma, Raimundo Oliveira; a secretária de aposentados do sindicato, Eunice Brussio; e o secretário de assuntos jurídicos, Henrique Gomes.

Na ocasião, o presidente do Iprev expôs aos educadores as principais ações do Iprev. Desde o início do ano, segundo Mayco Pinheiro, já foram implantadas cerca de 350 aposentadorias de professores. No ano passado, foram mais de duas mil. De acordo com Mayco Pinheiro, os números são fruto do realinhamento de processos internos, da realização de forças-tarefa de análise de processos e do diálogo com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para adoção de iniciativas conjuntas.

“Na reunião de hoje, esclarecemos muitos pontos sobre aposentadorias de professores e tiramos dúvidas do sindicato. Mostramos os resultados já obtidos, que são muitos, como as aposentadorias de 350 professores desde o início do ano e as ações que estamos executando. Temos dado uma celeridade grande nesses processos e nossa meta é trabalhar para zerar essa demanda”, afirmou o presidente.
ALÍQUOTAS
O presidente do Iprev também tirou dúvidas do Sinproesemma sobre as novas alíquotas para os servidores públicos estaduais, que começam a valer a partir de março. Dentro das regras estabelecidas pela Reforma da Previdência, aprovada em âmbito nacional, o Maranhão adotou o sistema de alíquotas progressivas, em que a contribuição cresce de acordo com o salário do servidor.

Para tirar dúvidas dos servidores o Iprev desenvolveu o Simulador de Alíquota Previdenciária, uma ferramenta que possibilita ao servidor público estadual estimar com quanto irá contribuir para a previdência. O simulador está disponível no site do Iprev (www.iprev.ma.gov.br)

O presidente do Sinproesemma também considerou proveitosa a reunião. “Tivemos uma reunião muito produtiva, em que esclarecemos vários pontos em relação a aposentadoria dos professores. Saímos daqui com a certeza que a força tarefa realizada pelo Sinproesemma, Seduc, Segep e o Iprev está dando certo” disse Raimundo Oliveira.

 

 

IPREV – Instituto de Previdência dos Servidores do Governo do Estado do Maranhão

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) é a unidade gestora do Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos (RPPS) do Maranhão. Sua finalidade é gerir, planejar, coordenar e supervisionar a execução e o controle da previdência dos servidores públicos estaduais.

Endereços

IPREV/MA – Agência Previdenciária
(98) 3042-1404
Av. São Luís Rei de França, 453 – Turu, São Luís – MA, 65065-470
Clique aqui e seja redirecionado para o GoogleMaps

 

Centro Social do Servidor

Av. Sambaquis, s/n (antigo Ipem)
Calhau – São Luís – MA
CEP 65071-390

Horários de atendimento:

Agência Previdenciária: de 08h às 18h.
Perícia Médica: de 8h às 14h.

 

 

Perícia Médica/ PAI

(98) 3042-1404

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI