16/05/2021 4:56 pm

Iprev amplia suporte a segurados no meio digital com implantação de Central de Atendimento

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) realizou 2.754 atendimentos online durante o mês de abril. Esse número representa um crescimento de 54,7% em relação ao mês de março, em que foram respondidas 1.806 solicitações. Em fevereiro, por sua vez, foram 601 e, em janeiro, 452 atendimento.

A capacidade do setor vem aumentando desde o segundo semestre do ano passado, quando foi consolidada a Central de Atendimento. A partir da contratação de ferramentas online, o instituto conseguiu ampliar o suporte oferecido aos segurados por meio do aplicativo WhatsApp. Também foi instalada uma central telefônica, voltada para as demandas relacionadas às Perícias Médicas e ao Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI).

Desde março deste ano, com o aumento dos casos de covid-19, o atendimento presencial foi restrito aos casos excepcionais e previamente agendados. Nesse contexto, a Central de Atendimento também tem por objetivo oferecer mais segurança ao público, uma vez que é possível tirar dúvidas e obter informações sobre o andamento de processos de maneira remota, sem sair de casa.

AMPLIAÇÃO

O presidente do Iprev, Mayco Pinheiro, reforçou que a Central faz parte de um conjunto de iniciativas visando modernizar a gestão dos processos do instituto. “Desde o ano passado, estamos investindo em modernizar a maneira como trabalhamos e atendemos à população. Isso passa tanto por reordenamentos internos quanto pela implantação de plataformas e serviços online. Assim, conseguimos dar mais celeridade, segurança e transparência ao nosso trabalho”, explicou o presidente.

Com a implantação da Central de Atendimento, o Iprev aumentou o quantitativo de pessoal disponível para o suporte aos segurados. A plataforma contratada pelo Instituto também permitiu automatizar parte do serviço. Assim, dúvidas pontuais podem ser esclarecidas antes mesmo que a conversa seja encaminhada para a equipe da Central.

DIGITAL

As iniciativas para a modernização dos serviços e procedimentos do Iprev começaram em maio do ano passado, com a implantação do Sistema de Perícias Médicas. Por meio da plataforma, todos os trâmites que necessitam do atendimento pericial podem ser solicitados pela Internet. O Sistema já contabiliza mais de trinta mil acessos e diminuiu em cinco meses o tempo médio para conclusão dos processos do setor.

O Iprev implantou ainda o Sistema de Pensão, que permite solicitar esse benefício remotamente e contabiliza, até o momento, quase mil atos de pensão já deferidos; e o Sistema de Recadastramento Interno, voltado para os servidores do Iprev.

Ainda este ano, outras plataformas virtuais devem ser inauguradas, melhorando processos como a solicitação de Certidões de Tempo de Contribuição (CTC) e os pedidos de aposentadoria.