18/01/2019 11:42 am

Governo divulga programação de 2019 para servidores aposentados

O governo do estado, por meio do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) divulga a lista de oficinas voltadas para os servidores aposentados ao longo do ano de 2019. As atividades são desenvolvidas pelo Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI), vinculado à Diretoria de Previdência Pública do Iprev.

Ao longo de toda a semana, são oferecidas de forma permanente aos servidores atividades físicas, culturais e de lazer. Em 2019, a lista inclui as oficinas de Alongamento, Dança, Futebol, Ginástica, Hidroginástica, Pilates de Solo, Yoga, Leitura, Memória e Canto Coral – esta última, viabilizada por meio de parceria com a Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur). Também acontecem em 2019 os cursos de Pintura em Tela, Reciclagem, Artesanato, Fuxico e Macramê.

A programação é gratuita para todos os servidores aposentados do estado e acontece na sede do PAI, localizada no Centro Social dos Servidores (Avenida Sambaquis, s/n, Calhau – antigo Ipem). Os horários das oficinas podem ser consultados no local, no site do Iprev (iprev.ma.gov.br) ou pelo telefone 3214-8774.

Para se inscrever, é preciso ser servidor estadual aposentado e comparecer em horário comercial à sede do PAI. Para participar das atividades físicas, é preciso ainda apresentar um atestado médico que comprove que o aposentado está habilitado a participar daquela oficina. Esse documento precisa ser renovado anualmente. As inscrições podem ser feitas durante todo o ano, até o limite de vagas de cada turma.

O presidente do Iprev, Joel Benin, explica que o programa está incluído na política da valorização dos servidores estaduais executada pelo governador Flávio Dino. “No decorrer desta gestão, temos nos empenhado em fortalecer o PAI. Fizemos parcerias bem-sucedidas, recuperamos o espaço em que acontecem as atividades e adquirimos equipamentos para melhorar a qualidade das oficinas”, destacou Joel.

“Com as atividades desenvolvidas no PAI, buscamos construir uma abordagem positiva da aposentadoria, não como período de ociosidade, mas como época de qualidade de vida e de engajamento em novos projetos, participando efetivamente da sociedade e exercendo a cidadania”, afirmou a diretoria de previdência pública do Iprev, Larissa Tocantins.

Saúde e palestras

Os participantes do PAI também tem acesso a atendimento em saúde com especialistas, em áreas como Oftalmologia, Psicologia, Acupuntura, Clínica Geral e Nutrição, bem como reabilitação com auxílio de fisioterapeuta. As consultas são feitas mediante agendamento.

Mensalmente, a programação inclui também palestras e debates. Para o ano de 2019, já estão agendadas palestras sobre Espiritualidade; Autoestima; Direitos dos Idosos; Saúde Bucal; Alimentação Saudável; Sexualidade; Saúde Mental. O curso de “Cuidador Familiar de Idosos”, que qualificou 380 pessoas em 2018, tem novas edições previstas para os meses de abril e outubro.

A coordenadora do PAI, Arlete Pontes, destaca que o objetivo principal é colaborar para que o processo de envelhecimento se dê da forma mais saudável possível. “Oferecemos uma programação bem ampla, que inclui atividades físicas, confraternizações e passeios e temos ampla aceitação dos participantes. Na terceira idade, são comuns sentimentos como ansiedade, solidão e depressão. Aqui estimulamos a socialização e oferecemos atividades que, além de ocupar o tempo, são estimulantes. É mais uma maneira de cuidar de pessoas que já trabalharam muito pelo Estado”, disse Arlete.

 

IPREV – Instituto de Previdência dos Servidores do Governo do Estado do Maranhão

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) é a unidade gestora do Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos (RPPS) do Maranhão. Sua finalidade é gerir, planejar, coordenar e supervisionar a execução e o controle da previdência dos servidores públicos estaduais.

Endereços

IPREV/MA – Agência Previdenciária
(98) 3042-1404
Av. São Luís Rei de França, 453 – Turu, São Luís – MA, 65065-470
Clique aqui e seja redirecionado para o GoogleMaps

 

Centro Social do Servidor

Av. Sambaquis, s/n (antigo Ipem)
Calhau – São Luís – MA
CEP 65071-390

Horários de atendimento:

Agência Previdenciária: de 08h às 18h.
Perícia Médica: de 8h às 14h.

 

 

Perícia Médica/ PAI

(98) 3042-1404

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI