7/11/2022 8:55 am

Estado entrega novo espaço de lazer e esporte no Centro Social do Servidor

Entrega da obra marcou as comemorações por ocasião do Dia do Servidor

O Centro Social dos Servidores foi revitalizado e entregue na manhã de sexta-feira (28) em comemoração ao Dia do Servidor Público. Os espaços foram todos ampliados para dar mais conforto e qualidade às atividades desenvolvidas no local, além de expandir as opções de esporte, lazer e cultura disponíveis para os servidores públicos estaduais.

A iniciativa também valoriza o patrimônio dos aposentados estaduais, já que o espaço sedia as atividades do Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI) e é parte do Fundo Estadual de Pensão e Aposentadoria (FEPA).

O governador Carlos Brandão parabenizou os funcionários públicos e ressaltou a importância dos serviços prestado por eles ao Maranhão. “São profissionais que dedicam suas vidas a realizar um bom trabalho e que garantem o funcionamento da máquina estadual e de diversas secretarias. Hoje, este novo Centro Social é um presente que entrego a todos eles como forma de reconhecimento ao Dia do Servidor e também pela dedicação”, declarou.

O presidente do Iprev, Guilberth Garcês, também destacou a importância da iniciativa. “Para nós, é motivo de grande alegria poder revitalizar este espaço, seguindo as determinações do nosso governador de valorizar o funcionalismo e de firmar parcerias para dar ainda mais qualidade às atividades desenvolvidas aqui, seja em prol dos servidores ativos, seja para os aposentados”, afirmou.

Os servidores aprovaram as instalações melhoradas. “O Centro Social é um espaço amplo e completo. Temos até piscina, isso só demonstra a valorização dada pelo governo aos seus funcionários que merecem um local como este para usufruir não só da prática esportiva como também de lazer”, afirmou a servidora pública Fabíola Torres.

Governador Carlos Brandão frisou que a entrega valoriza o funcionalismo público estadual

Reforma

O Centro Social dos Servidores ganhou três quadras de esportes ao ar livre, que poderão ser utilizadas para beach tênis, vôlei de praia e futevôlei.

O teto do ginásio também foram recuperado. Também foram executadas obras na área da piscina, com a substituição do alambrado, recuperação do piso e a reforma dos vestiários, dentre outros serviços. O Estado finaliza também  a reforma dos chalés que integram o complexo e que podem ser alugados por temporada pelos servidores. As casas passaram por reparos na rede elétrica e hidráulica, além do conserto das calçadas e pintura geral.

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) também está adquirindo novos fogões e geladeiras, para melhorar a experiência de estadia nos chalés.

Novidades no PAI

O Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI) também foi ampliado: foram implantados três consultórios médicos, sala dos professores, espaço da memória e salas multiuso para atendimento, além de espaços administrativos.

Área das piscinas também foi requalificada e passou por melhorias

Para ampliar o leque de atendimentos oferecidos aos aposentados, o Iprev firmou parceria com a Secretaria de Estado da Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores (Segep), que levará para o Centro Social as ações do projeto Espaço Bem-Estar, voltado para a saúde dos servidores.

“A parceria com o Iprev é a consolidação de uma das prerrogativas do governo Carlos Brandão: órgãos, secretarias e entidades do governo alinhadas em um só objetivo, prestar um serviço de excelência para a população. Pensando nisso, expandimos o projeto Bem-Estar aos servidores aposentados, por meio do ‘Bem-Estar Melhor Idade’ para promover saúde e qualidade de vida a todos que contribuíram e contribuem na execução e realização das ações do governo. Estamos felizes com mais uma entrega importante como essa”, comemorou o secretário da Segep, Pedro Chagas.

Uniti

Na ocasião, o Governo do Estado também vai renovar a parceria com a Universidade Integrada da Terceira Idade (Uniti), projeto de extensão da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) com foco na garantia da qualidade de vida, saúde e bem-estar à população a partir de 50 anos.

Nesta nova etapa da parceria, a Uniti destinará 20% das vagas da próxima turma aos servidores aposentados do Estado, bem como disponibilizará professores integrantes do projeto para palestras, visitas e momentos de orientação com os aposentados participantes do PAI.

O reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Natalino Salgado, destacou que a renovação da parceria reforça o compromisso do governo em promover a inserção do servidor ativo ou aposentado na sociedade. “A partir dos 50 anos o servidor já pode participar da Uniti para desbravar o mundo do conhecimento. É um projeto de extensão que deu certo e vai seguir por mais tempo com a permanência da parceria estadual”, frisou.

Olimpíada do Servidor

Na ocasião, também foi realizado o lançamento oficial da Olimpíada do Servidor. O governador Carlos Brandão assinou o edital da competição e declarou oficialmente lançado o evento, que integra o funcionalismo público estadual a partir de ações esportivas. A competição será realizada no mês de novembro, aproveitando as instalações revitalizadas do Centro Social dos Servidores.