14/06/2021 9:00 pm

Avaliação atuarial do RPPS/MA é realizada pela equipe interna do Iprev pela primeira vez desde a criação do regime

 

Avaliação mais apurada da realidade do regime de previdência, bem como acompanhamento próximo e mais constante do cenário apontado pelo mapeamento. Essas são algumas das vantagens da realização da avaliação atuarial pela própria equipe técnica do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev). O ano de 2021 foi a primeira vez em que o estudo foi feito por analistas do próprio instituto. Até então, este trabalho era realizado apenas por consultorias especializadas contratadas pelo Iprev.

Além de cumprir uma exigência legal, a avaliação atuarial monitora a situação da previdência, apontando tendências e analisando a situação presente e futura do regime. É esse estudo técnico que projeta, por exemplo, qual será o montante financeiro necessário para realizar os pagamentos da previdência nos anos seguintes.

São monitorados aspectos como o equilíbrio do regime de previdência; o impacto financeiro e atuarial de eventuais reformas e mudanças na legislação; a quantidade de benefícios implantados e a implantar; entre outros itens.

O presidente do Iprev, Mayco Pinheiro, considera um avanço realizar a avaliação dentro do próprio instituto.

“Além da economia financeira, já que não é necessária a contratação de uma empresa específica, o principal estudo relativo à previdência do Maranhão está sendo feito internamente, por especialistas que conhecem a fundo a nossa rotina e que poderão monitorar de maneira bem próxima as tendências apresentadas na avaliação. É, sem dúvida, um avanço na gestão do regime previdenciário”, explicou o presidente do Iprev.

CONTRATAÇÃO

A realização da avaliação atuarial pela equipe do próprio Iprev foi possível a partir da realização de concurso público. O certame selecionou analistas previdenciários habilitados para o trabalho em Ciências Atuariais, que tomaram posse no primeiro semestre de 2019. É a primeira vez que a previdência do Maranhão conta com profissionais dessa especialidade.

Atualmente, o Instituto está reformulando o seu Regimento Interno, prevendo, inclusive, a criação da Assessoria Atuarial, vinculada à presidência do órgão e voltada para essa especialidade.

 

IPREV – Instituto de Previdência dos Servidores do Governo do Estado do Maranhão

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) é a unidade gestora do Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos (RPPS) do Maranhão. Sua finalidade é gerir, planejar, coordenar e supervisionar a execução e o controle da previdência dos servidores públicos estaduais.

Endereços

IPREV/MA – Agência Previdenciária
(98) 3042-1404
Av. São Luís Rei de França, 453 – Turu, São Luís – MA, 65065-470
Clique aqui e seja redirecionado para o GoogleMaps

 

Centro Social do Servidor

Av. Sambaquis, s/n (antigo Ipem)
Calhau – São Luís – MA
CEP 65071-390

Horários de atendimento:

Agência Previdenciária: de 08h às 18h.
Perícia Médica: de 8h às 14h.

 

 

Perícia Médica/ PAI

(98) 3042-1404

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI