24/05/2019 3:04 pm

Vacina contra a gripe é oferecida para aposentados no Centro Social dos Servidores

Vacinação para idosos será oferecida no Centro Social dos Servidores de segunda (27) a quarta-feira (29)

A partir desta segunda-feira (27) o Centro Social dos Servidores (antigo Ipem) funcionará como um posto de vacinação contra a gripe para os servidores estaduais aposentados. A ação, que segue até a quarta-feira (29), é fruto de uma parceria do Governo do Estado, por meio do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev), com a Prefeitura de São Luís.

A vacinação para os aposentados é parte do calendário de atividades oferecida pelo Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI) e é uma estratégia para ampliar a cobertura vacinal entre as pessoas com mais de 60 anos. Vinculado à Diretoria de Previdência Pública Estadual do Iprev, o programa garante o acesso à assistência social e de saúde aos servidores aposentados do estado, além de oferecer atividades físicas, culturais e de lazer para esse público.

A vacina será aplicada por técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), com o apoio da equipe técnica do PAI, que inclui profissionais dessa área. O horário de atendimento será de 8h30 às 12h e das 13h30 às 16h30.

Imunização

A coordenadora do PAI, Arlete Pontes, explicou a importância da ação. Segundo Arlete, o fato de oferecer a vacina num espaço que já é referência para os idosos cria uma rede de conscientização que ajuda a diminuir eventuais resistências a receber a vacina.

“Este é um lugar que eles já costumam frequentar e se sentem amparados e acolhidos. É prático, porque eles vêm participar das oficinas do PAI e já ficam para a vacinação. E é importante porque um ajuda a conscientizar o outro”, explicou ela.

A campanha de vacinação contra a gripe iniciou no dia 10 de abril em todo o país e segue até o dia 31 de maio. O público-alvo, considerado mais vulnerável, são crianças com idade entre um e cinco anos, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde, povos indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas ou baixa imunidade, profissionais das forças de segurança e do sistema prisional, jovens em cumprimento de medida socioeducativa e pessoas privadas de liberdade.

A imunização é contra-indicada para pessoas com histórico de reação alérgica grave às proteínas do ovo, a qualquer outro componente da vacina ou no caso de crianças menores de seis meses. Em São Luís, a vacina contra a gripe também está disponível em 54 salas fixas em Unidades Básicas de Saúde (UBS) da rede municipal e em postos volantes que funcionam às sextas-feiras e sábados, localizados em bairros populosos e em shoppings.