17/03/2022 10:28 pm

Sistema de Perícias Médicas ultrapassa a marca de dez mil acessos

 

O Sistema de Perícias Médicas, elaborado pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev), ultrapassou a marca de dez mil acessos desde o início das suas atividades, em 2020. A plataforma é uma estratégia para facilitar o acesso dos servidores estaduais ao atendimento pericial, necessário para concessão de licenças médicas, homologação de atestados ou aposentadoria por invalidez, entre outros benefícios.

Desde o início do seu funcionamento, a plataforma registrou exatos 11.004 acessos. Por meio do sistema, é possível agendar o atendimento pericial de forma totalmente online, sem precisar sair de casa. O servidor preenche um formulário e envia os documentos por meio da plataforma, que está disponível no site do Iprev (iprev.ma.gov.br) e é avisado, por e-mail, da data, horário e local da realização da perícia.

O presidente do Iprev, Mayco Pinheiro, explica que a iniciativa beneficia o servidor que está adoentado, uma vez que este não precisa sair de casa para agendar a sua perícia. “Tínhamos inclusive casos de servidores do interior do estado que precisavam se deslocar a São Luís só para acompanhar o andamento de um processo ou agendar uma perícia. Vale lembrar que um servidor que precisa passar por Perícia Médica é alguém que está adoentado e, portanto, tem dificuldades para se deslocar. Com a plataforma, melhoramos o atendimento a esse servidor, já que tudo é feito online e ele só precisa comparecer presencialmente no dia da perícia”, reforçou o presidente.

PRODUTIVIDADE

Como a ferramenta foi desenvolvida pela própria equipe do Iprev, não houve custo adicional para o instituto. A diretora de Perícias Médicas, Lisandra Martins, também pontua avanços a partir do sistema. Segundo ela, o tempo médio de conclusão dos processos no setor foi reduzido de 180 para apenas 20 dias úteis.

Outro benefício foi a melhoria do controle e gestão interna das solicitações recebidas pelo setor. “Com a implementação do sistema, obtivemos o controle real de todas as demandas que dão entrada na perícia. A partir desses dados, aperfeiçoamos as rotinas e processos do dia a dia, distribuindo melhor as demandas e facilitando a resolução. Sem falar que, como as demandas são recebidas digitalmente, não há possibilidade de extravio ou perda de processo físico, por exemplo”, destacou a diretora.

O próximo passo é aprimorar a ferramenta, utilizando os dados sobre as perícias realizadas para gerar relatórios que melhorem a assistência para o servidor. Obtendo estatísticas sobre eventuais doenças ocupacionais e percentual de servidores afastados, será possível elaborar políticas de saúde que cuidem do servidor e previnam as causas do afastamento. O sistema também deve ser aprimorado para se integrar com as demais plataformas já utilizadas pelo Iprev, como o Sistema de Pensão, facilitando assim a tramitação dos processos.

Saiba mais

A Perícia Médica é responsável pela homologação de atestados médicos e concessão de licenças para tratamento de saúde ou para acompanhamento de familiares em tratamento. O setor também realiza avaliação pericial para fins de Isenção de Imposto de Renda, posse de servidores aprovados em concurso e concessão para isenção de sala de aula. As perícias médicas emitem ainda laudos para aposentadoria por invalidez, concessão de adicional de insalubridade em órgãos estaduais, retorno de militares às atividades após reforma e redução de carga horária de servidor, entre outros serviços. A diretoria de Perícias Médicas funciona no Centro Social dos Servidores, situado à Avenida Sambaquis, s/n – Calhau.

 

 

 

IPREV – Instituto de Previdência dos Servidores do Governo do Estado do Maranhão

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) é a unidade gestora do Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos (RPPS) do Maranhão. Sua finalidade é gerir, planejar, coordenar e supervisionar a execução e o controle da previdência dos servidores públicos estaduais.

Endereços

IPREV/MA – Agência Previdenciária
(98) 3042-1404
Av. São Luís Rei de França, 453 – Turu, São Luís – MA, 65065-470
Clique aqui e seja redirecionado para o GoogleMaps

 

Centro Social do Servidor

Av. Sambaquis, s/n (antigo Ipem)
Calhau – São Luís – MA
CEP 65071-390

Horários de atendimento:

Agência Previdenciária: de 08h às 18h.
Perícia Médica: de 8h às 14h.

 

 

Perícia Médica/ PAI

(98) 3042-1404

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI