23/05/2022 3:11 pm

Sistema de Perícias Médicas comemora dois anos de implantação com impacto positivo no atendimento aos servidores

Com uma média de quase 500 solicitações mensais, o Sistema de Perícias Médicas comemora, esta semana, dois anos de atividade. A plataforma é uma estratégia do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) para agilizar o atendimento aos segurados e beneficiários, reduzindo o tempo necessário para a conclusão de processos. Antes, eram necessários seis meses, em média, para a conclusão de um processo do setor. Agora, esse tempo médio reduziu para cerca de vinte dias.  

O sistema permite solicitar, pela Internet, o atendimento pericial para todos os processos que requerem o parecer de peritos médicos, como homologação de atestados médicos, licenças médicas e laudos para aposentadorias por invalidez, entre outros serviços. O link é disponibilizado no site do Iprev (iprev.ma.gov.br) e, para agendar o atendimento, basta que o servidor preencha os formulários e envie em anexo os documentos solicitados. A documentação é analisada pela equipe do Iprev, que entra em contato informando local e horário da realização da perícia. Como foi desenvolvida utilizando a expertise da equipe técnica do Iprev, não houve custos adicionais para o estado com a implantação da ferramenta.

O presidente do Iprev, Guilberth Marinho Garcês, destacou que a meta é aperfeiçoar cada vez mais o atendimento prestado pelo Iprev à população. “A intenção é oferecer serviços cada vez melhores, para que os segurados e os beneficiários da previdência estadual possam ter acesso aos benefícios e ver os seus direitos concretizados com a maior rapidez possível, sem prejuízo do rigor técnico necessário às análises”, frisou.

ANÁLISES

A mudança beneficiou também os servidores que atuam no interior do estado. Antes, caso o servidor precisasse obter alguma informação sobre o andamento do pedido de perícia, precisava se deslocar até São Luís, mesmo que a perícia não estivesse agendada. Hoje, o contato presencial só precisa ocorrer na data e horário marcados para a realização do exame.

Ao fazer a solicitação no sistema, o servidor recebe uma mensagem de confirmação por e-mail, com um código que permite que ele acompanhe o andamento da solicitação na plataforma. Depois que a análise dos documentos é concluída, o acompanhamento pode ser realizado pelo sistema E-Processos. A possibilidade de monitorar cada etapa garante também mais transparência ao serviço.

A ferramenta também beneficia quem trabalha na área de Perícias Médicas. É o caso de Léa Brasil, servidora da previdência há 36 anos. Ela diz que a plataforma melhorou a gestão de documentos e o contato com os servidores, com impactos positivos na produtividade do setor.

“Antes, toda a documentação precisava vir por malote, tínhamos que ficar aguardando e era tudo muito difícil. Às vezes, o servidor precisava vir só se informar sobre como começar um processo, porque nem essa informação estava disponível. Essa melhoria nos fez ser mais ágeis e melhorou a nossa interlocução com os servidores”, avaliou.

SAIBA MAIS

O sistema de Perícias Médicas faz parte de um conjunto de iniciativas de governo com o objetivo de dar mais qualidade ao atendimento, valorizando os servidores estaduais e os beneficiários do Iprev. Batizada de “Previdência Digital”, as ações compreendem também a implantação do Sistema de Pensão, de Recadastramento, o ponto eletrônico para os servidores da previdência e a Central de Atendimento on-line, entre outros serviços.  

 

IPREV – Instituto de Previdência dos Servidores do Governo do Estado do Maranhão

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) é a unidade gestora do Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos (RPPS) do Maranhão. Sua finalidade é gerir, planejar, coordenar e supervisionar a execução e o controle da previdência dos servidores públicos estaduais.

Endereços

IPREV/MA – Agência Previdenciária
(98) 3042-1404
Av. São Luís Rei de França, 453 – Turu, São Luís – MA, 65065-470
Clique aqui e seja redirecionado para o GoogleMaps

 

Centro Social do Servidor

Av. Sambaquis, s/n (antigo Ipem)
Calhau – São Luís – MA
CEP 65071-390

Horários de atendimento:

Agência Previdenciária: de 08h às 18h.
Perícia Médica: de 8h às 14h.

 

 

Perícia Médica/ PAI

(98) 3042-1404

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI