2/05/2018 1:15 pm

Servidores estaduais aposentados participam de palestra sobre Educação Financeira

O assessor jurídico do Procon/MA, Ricardo Cruz, tirou dúvidas dos aposentados sobre finanças. (Foto: Divulgação)

O assessor jurídico do Procon/MA, Ricardo Cruz, tirou dúvidas dos aposentados sobre finanças. (Foto: Divulgação)

Servidores estaduais aposentados participaram na última semana de uma palestra sobre Educação Financeira. A programação foi fruto de uma parceria entre o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) e o Procon-MA. A atividade, gratuita, foi coordenada pelo Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI), vinculado à Diretoria de Previdência do Iprev. O intuito era auxiliar o planejamento financeiro dos servidores, explicando como dividir o orçamento em gastos fixos e extras, buscando diminuir a inadimplência entre idosos e prevenir possíveis golpes, que veem um alvo fácil neste tipo de público.

Durante o evento, realizado no auditório do Centro Social dos Servidores do Estado do Maranhão, os aposentados tiveram oportunidade de dialogar e tirar dúvidas com o assessor jurídico do Procon-MA, Ricardo Cruz. Eles também aprenderam a organizar melhor seus rendimentos e receberam informações sobre os direitos dos consumidores. “É importante incentivar o empoderamento dos aposentados e idosos de maneira geral. Eles são um público vulnerável, porque além de hoje serem maioria entre os endividados, muitas vezes são os responsáveis pelo sustento de toda a família”, explicou Ricardo.

Aula

Palestra foi realizada no auditório do Centro Social dos Servidores. (Foto: Divulgação)

Palestra foi realizada no auditório do Centro Social dos Servidores. (Foto: Divulgação)

A palestra se transformou em uma verdadeira aula sobre finanças: todos os presentes queriam falar e contar suas histórias. Em meio à troca de experiências, também era possível aprender.Domingas Conceição Rocha, servidora aposentada do governo do estado, garante que aprendeu muito com a palestra. “O mais importante que aprendi aqui foi a evitar fazer empréstimos. Às vezes, se a gente se planeja, dá para pagar sem parcelar”, explicou.

Graça Maria Pereira Almeida, servidora aposentada da área da saúde, disse que achou “excelente” a programação. “Deu para tirar muita dúvida. A palestra foi excelente e deu todas as explicações que nós precisávamos. Falar sobre educação financeira é muito importante. Não é o meu caso, mas conheço muita gente que vive endividada”, comentou ela.

Por meio do PAI, o Iprev promove uma série de eventos, atividades físicas e oficinas de arte, que compõem um trabalho de assistência e integração dos servidores públicos aposentados do Estado. A cada mês, os aposentados que participam do programa debatem um tema diferente. Em março, por exemplo, a palestra foi sobre autoestima.

Sobre o PAI

Com o objetivo de promover a valorização da pessoa idosa, o PAI proporciona o acesso a atividades físicas, artísticas e culturais, além de eventos marcando a passagem de datas comemorativas.

O programa é gratuito e, para participar, é preciso apenas ser funcionário público estadual aposentado. Há atividades nos turnos matutino e vespertino, realizadas no Centro Social dos Servidores Públicos do Estado do Maranhão (antigo IPEM).

 

IPREV – Instituto de Previdência dos Servidores do Governo do Estado do Maranhão

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) é a unidade gestora do Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos (RPPS) do Maranhão. Sua finalidade é gerir, planejar, coordenar e supervisionar a execução e o controle da previdência dos servidores públicos estaduais.

Endereços

IPREV/MA – Agência Previdenciária
(98) 3042-1404
Av. São Luís Rei de França, 453 – Turu, São Luís – MA, 65065-470
Clique aqui e seja redirecionado para o GoogleMaps

 

Centro Social do Servidor

Av. Sambaquis, s/n (antigo Ipem)
Calhau – São Luís – MA
CEP 65071-390

Horários de atendimento:

Agência Previdenciária: de 08h às 18h.
Perícia Médica: de 8h às 14h.

 

 

Perícia Médica/ PAI

(98) 3042-1404

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI