28/01/2022 1:16 am

Servidores aposentados expõem produção artística de 2021

 

Mostra reúne 40 telas e está em cartaz no Museu de Arte Sacra

Segue até o dia 30 de janeiro a exposição de telas dos servidores estaduais aposentados. A mostra está em cartaz no Museu de Arte Sacra e reúne a produção do ano de 2021 da Oficina de Pintura em Tela, realizada no âmbito do Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI). O programa é executado pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) e oferece uma programação gratuita de atividades físicas, artísticas, culturais e de lazer para os aposentados do Estado.

São 40 telas, todas de autoria dos aposentados. As pinturas foram confeccionadas com técnicas diversas: há produções em óleo sobre tela, aquarela, tinta acrílica e prata boliviana. A exposição pode ser visitada de terça-feira a sábado, das 9h às 17h30.

É o vigésimo ano seguido da mostra e, pela segunda vez, ela foi planejada de forma virtual. Desde o início da pandemia, as aulas do grupo acontecem de maneira remota, por meio de vídeoaulas e telefonemas para acompanhar a evolução do trabalho, conforme explicou a coordenadora da oficina e curadora da exposição, Teresa Moraes Rêgo.

“A tecnologia foi uma aliada nesse processo, e permitiu que as nossas aulas continuassem mesmo em meio a esse quadro de pandemia, permitindo a segurança e o cuidado com a saúde mas sem comprometer a produção da oficina”, disse.

A coordenadora do PAI, Arlete Pontes, reforçou a importância de manter as atividades do programa, mesmo durante a pandemia. “Retornamos com algumas atividades de forma presencial e outras acontecem de maneira virtual. O importante é continuar a oferecer os serviços e as oportunidades de ocupação, socialização e lazer que o PAI garante aos idosos”, pontuou Arlete.

Na faixa etária trabalhada pelo programa, a pintura pode servir como recurso terapêutico, ajudando a trabalhar a coordenação motora, a capacidade cognitiva e a organização. O emocional é outro aspecto que recebe impacto positivo, uma vez que a pintura é uma oportunidade de expressar sentimentos. “Ao compartilhar técnicas e experiências, o grupo também socializa e ganha maturidade”, concluiu Teresa.

 

IPREV – Instituto de Previdência dos Servidores do Governo do Estado do Maranhão

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) é a unidade gestora do Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos (RPPS) do Maranhão. Sua finalidade é gerir, planejar, coordenar e supervisionar a execução e o controle da previdência dos servidores públicos estaduais.

Endereços

IPREV/MA – Agência Previdenciária
(98) 3042-1404
Av. São Luís Rei de França, 453 – Turu, São Luís – MA, 65065-470
Clique aqui e seja redirecionado para o GoogleMaps

 

Centro Social do Servidor

Av. Sambaquis, s/n (antigo Ipem)
Calhau – São Luís – MA
CEP 65071-390

Horários de atendimento:

Agência Previdenciária: de 08h às 18h.
Perícia Médica: de 8h às 14h.

 

 

Perícia Médica/ PAI

(98) 3042-1404

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI