O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) iniciou a coleta de informações de contato dos pensionistas especiais egressos da colônia do Bonfim. O objetivo é regularizar a situação desses beneficiários para que eles efetuem o seu recadastramento junto à previdência estadual, garantindo, assim, o pagamento dessas pensões especiais.
A ação é parte da busca ativa realizada pelo instituto desde o final do ano passado, com o objetivo de identificar beneficiários da previdência estadual que ainda não fizeram o seu recadastramento. As visitas ao hospital Aquiles Lisboa são realizadas por uma equipe técnica do Iprev.
O presidente do Iprev, Mayco Pinheiro, destacou a importância da atividade. “Com as ações de busca ativa, estamos tentando contato de todas as maneiras possíveis com os beneficiários da previdência estadual. A intenção é possibilitar que todos atualizem as informações, ajudando a construir uma previdência cada vez mais justa e equilibrada”, disse.
Segundo os dados atuais do Iprev, existem hoje na colônia do Bonfim cerca de 600 pensionistas. A pensão especial, de natureza indenizatória, é determinada por lei federal aos remanescentes do isolamento compulsório para casos de hanseníase, vigente no país até a década de 80.
MENSAGENS
O Iprev também está tentando contato por meios digitais com os beneficiários que ainda não realizaram o seu recadastramento. Desde o início do ano, foram enviadas mensagens aos beneficiários que começaram e não terminaram a atualização das informações, bem como para os que tiveram o recadastramento indeferido e ainda não regularizaram a sua situação.
Utilizando bases de dados antigas, o Iprev tem tentando, ainda, o contato com beneficiários que não atualizaram as suas informações de nenhuma maneira até o momento.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI