20/08/2019 9:36 am

Iprev debate ações para equilíbrio da previdência com estados e municípios do Nordeste

Diretor de Previdência Social da Funape, Maurício Beneditto; chefe de gabinete do Iprev, Paula Razera; presidente do Iprev, Mayco Pinheiro; diretor do Fepa, Valdene Cardoso Pereira; e presidente da Funape, Tatiana Nóbrega

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) participou na última semana do III Encontro da Associação Nordestina de Previdência Própria (Anepp), realizado no município de João Pessoa (PB).

Além de participar da programação do evento, voltada para gestores de regimes próprios de previdência dessa região do país, o instituto também debateu questões alusivas ao setor com outros estados e municípios. O Iprev foi representado no encontro pelo presidente, Mayco Pinheiro; a chefe de gabinete, Paula Razera; e o diretor do Fundo Estadual de Pensão e Aposentadoria (FEPA), Valdene Pereira.

Na ocasião, o Iprev também dialogou com dirigentes das unidades gestoras da previdência de outros municípios e estados do Nordeste. A Fundação de Aposentadorias e Pensões de Pernambuco (Funape); a Autarquia Previdenciária do Município de Recife (Reciprev) e a Paraíba Previdência (PBPrev) estão entre os órgãos visitados pela equipe do Iprev.

O Iprev foi representado no encontro da Anepp pelo presidente, Mayco Pinheiro; a chefe de gabinete, Paula Razera; e o diretor do Fepa, Valdene Cardoso

Foram abordados temas como sistemas gerenciais de previdência; censo previdenciário; recadastramento com prova de vida; boas práticas de gestão previdenciária. A equipe do Iprev foi recebida pela presidente da Funape, Tatiana Nóbrega; e pelo Diretor de Previdência Social, Maurício Benedito.

“Dialogar com outras unidades gestoras é uma oportunidade para entender as dificuldades pelas quais passam outros estados e municípios e conhecer as soluções aplicadas. Os conhecimentos assim adquiridos nos ajudam a aprimorar as iniciativas que já desenvolvemos em benefício dos servidores e dos aposentados, bem como a pensar novas ações”, explicou o presidente do Iprev, Mayco Pinheiro.

A presidente da Funape, Tatiana Nóbrega, também destacou a importância das reuniões. “Foi muito positivo. Nessas situações, temos a oportunidade de trocar experiências e conhecer as melhores práticas de gestão”, avaliou.

Saiba mais

O III Encontro da Associação Nordestina de Previdência Própria (Anepp) é voltado para gestores de Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), servidores municipais e estaduais e integrantes de conselhos ligados à área. O objetivo é debater e possibilitar a troca e o desenvolvimento de iniciativas na busca pela sustentabilidade desses regimes.