7/11/2019 11:41 am

Governo participa de solenidade de conclusão de curso da Uniti e reforça apoio ao projeto

O presidente do Iprev, Mayco Pinheiro, representou o governador Flávio Dino no evento

O presidente do Iprev, Mayco Pinheiro, representou o governador Flávio Dino no evento

 

O Governo do Estado, por meio do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev), participou da solenidade de certificação da 23ª turma do curso de formação continuada do projeto de extensão Universidade Integrada da Terceira Idade (Uniti). O projeto é idealizado pela Universidade Federal do Maranhão (Ufma) e conta com o apoio do Governo do Maranhão e do Serviço Social do Comércio (Sesc).

A solenidade contou com a presença da reitora da Ufma, Nair Portela, e do presidente do Iprev, Mayco Murilo Pinheiro, que representou o governador Flávio Dino no evento. O presidente destacou a importância da parceria entre instituições para as iniciativas de valorização e protagonismo da pessoa idosa.

“É com grande satisfação que o Governo do Estado apoia a Uniti. O governador Flávio Dino tem um carinho muito grande pelos idosos maranhenses e orienta a sua equipe a reforçar parcerias como esta, que buscam ressignificar a posição dos idosos na sociedade e melhorar a sua qualidade de vida. Estamos que o projeto de extensão da Uniti tenha vida longa e que possamos continuar com essa parceria, que se soma aos trabalhos já desenvolvidos pela atual gestão em benefício dessa parcela da sociedade”, afirmou Mayco Pinheiro.

A solenidade foi realizada no auditório central da UFMA. Participaram ainda da mesa de honra do evento a diretora regional do Sesc, Rutineia Amaral Monteiro; a pró-reitora de Extensão, Cultura e Empreendedorismo da UFMA, Dorlene Maria Cardoso de Aquino; a coordenadora da Uniti, Hortência Gago; o superintendente do Instituto de Previdência de Paço do Lumiar, Carlos Antonio Sousa; e o vereador Raimundo Penha.

Solenidade de certificação da UNITI foi realizada no auditório central da UFMA

Solenidade de certificação da UNITI foi realizada no auditório central da UFMA

Inclusão

Criada há 24 anos, a Uniti é um projeto de extensão da UFMA que tem por objetivo resgatar a autoestima da pessoa idosa, promovendo inclusão social e reforçando a importância desse segmento para a sociedade como um todo.

Através de um curso com 280h/aula, distribuídas ao longo de um ano, os participantes têm aulas sobre temas como saúde, nutrição, turismo e gerontologia, trabalhados de forma a se adequar ao público da terceira idade. A Uniti também mantém um coral, um grupo de bumba-meu-boi e, entre outros projetos, promove viagens com os idosos, estimulando a socialização por meio do turismo. O curso é gratuito e as vagas são disponibilizadas por meio de edital.

A reitora Nair Portela parabenizou os concludentes do curso e a equipe responsável pelo projeto. “Este é um projeto de profundo e absoluto sucesso. Tem sucesso administrativo, porque ocorre com a parceria de outras instituições, e sucesso em modificar a vida das pessoas. A Uniti é um espaço onde você sente alegria e se sente respeitado. Estamos muito satisfeitos por poder dar essa oportunidade para as pessoas. Isso é fruto do trabalho de toda a equipe responsável por esse projeto”, afirmou a reitora.

A oradora oficial da turma, Solange Oliveira Veras, agradeceu em seu discurso aos profissionais que ajudam a concretizar o projeto. “A velhice nada mais é do que uma etapa do ciclo da vida. Estamos gratos a todos os profissionais que tornaram a Uniti uma nova realidade, nos permitindo embarcar em uma nova experiência de vida, e aos parceiros Governo do Estado e Sesc, pois sem esse apoio seria impossível descortinar novos horizontes”, disse ela.

Apoio

Além do apoio à Uniti, o Iprev desenvolve ainda o Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI), com atividades no Centro Social dos Servidores. O objetivo é fomentar, entre os servidores estaduais aposentados, as condições para que o processo de desenvolvimento se dê de forma saudável.

O programa oferece um rol de atividades físicas e artísticas para os servidores estaduais aposentados, além de atividades culturais e de lazer. Ioga, Dança, Alongamento, Natação, Hidroginástica, Artesanato e Pintura em Tela são algumas das oficinas oferecidas. Também são realizadas consultas médicas, reabilitação e orientação com assistente social, entre outros serviços.

 

IPREV – Instituto de Previdência dos Servidores do Governo do Estado do Maranhão

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) é a unidade gestora do Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos (RPPS) do Maranhão. Sua finalidade é gerir, planejar, coordenar e supervisionar a execução e o controle da previdência dos servidores públicos estaduais.

Endereços

IPREV/MA – Agência Previdenciária
(98) 3042-1404
Av. São Luís Rei de França, 453 – Turu, São Luís – MA, 65065-470
Clique aqui e seja redirecionado para o GoogleMaps

 

Centro Social do Servidor

Av. Sambaquis, s/n (antigo Ipem)
Calhau – São Luís – MA
CEP 65071-390

Horários de atendimento:

Agência Previdenciária: de 08h às 18h.
Perícia Médica: de 8h às 14h.

 

 

Perícia Médica/ PAI

(98) 3042-1404

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI