21/03/2018 2:07 pm

Governo incentiva sustentabilidade e estilo de vida saudável entre servidoras aposentadas

Atividades por ocasião do Dia Internacional da Muler foram realizadas no auditório do Centro Social do Servidor

Atividades por ocasião do Dia Internacional da Muler foram realizadas no auditório do Centro Social do Servidor

 

Incentivo à prática de atividades físicas e respeito ao meio ambiente deram o tom das comemorações alusivas ao Dia Internacional da Mulher realizadas pelo Programa de Atenção Integrada para o Aposentado (PAI), vinculado ao Instituto de Previdência dos Servidores do Maranhão (Iprev). A programação foi realizada nessa quinta-feira (8), nos turnos matutino e vespertino, no Centro Social dos Servidores Públicos do Estado, e atendeu a mais de uma centena de servidoras.

As atividades iniciaram às 9h, com palestra sobre a condição feminina, seguida de um aulão de dança. A animação foi a marca registrada do grupo que, após uma sessão de alongamento, aproveitou para se divertir ao som de ritmos que iam do forró ao samba.

Presente às comemorações, o presidente do Iprev, Joel Benin, parabenizou as servidoras aposentadas por ocasião do Dia Internacional da Mulher. “Este é um dia muito especial, que foi criado a partir de muita luta das mulheres por respeito e igualdade de direitos, fundamentais para uma sociedade melhor e mais justa”, disse ele às aposentadas.

O presidente destacou ainda a importância da programação oferecida pelo PAI. “É um trabalho muito importante de assistência e integração dos servidores aposentados do Estado, que precisa ser fortalecido e desenvolvido a cada dia com ainda mais qualidade”, frisou.

Programação especial contou com aulão de ginástica e dança

Programação especial contou com aulão de ginástica e dança

A programação foi aprovada pelas servidoras. Para Marlene Lisboa Borba Brito, 63 anos, foi uma oportunidade de “se animar e sair do comodismo”. “É muito bom ter uma programação que atenda a nós, mulheres. A gente passa a se valorizar, porque mesmo se aposentando a gente não pode ficar acomodado. Aqui se conhece um monte de gente com histórias diferentes e fazemos amigos”, contou ela que, no dia a dia, participa das oficinas de artesanato e de memória.

Fátima Viégas, 65 anos, também gostou das atividades. “Aqui sempre tem uma programação muito boa, com tanta variedade que dá até para escolher. Nunca para: é oficina, é passeio, é viagem, vida ativa mesmo. Pra mim isso aqui é tudo, se tirarem isso de mim acho que até morro”, brincou a idosa, que vai ao Centro Social quase todos os dias. Lá, ela participa da oficina de dança e também é atendida por um terapeuta ocupacional.

Sustentabilidade

 

No período vespertino, o destaque da programação foi o incentivo à sustentabilidade, com o lançamento da campanha “PAI sustentável: descartáveis zero”. Apelando para o protagonismo feminino, maioria entre o público atendido pelo PAI, o objetivo é envolver tanto aposentados quanto funcionários em ações e atitudes sustentáveis ao longo dos próximos meses. A intenção é abolir o uso de copos descartáveis no dia a dia do programa – estima-se que, diariamente, mais de 300 copos sejam usados e descartados pelos servidores que participam das oficinas.

Como forma de desencorajar o uso de descartáveis, foram distribuídos 50 copos reutilizáveis entre as idosas participantes do PAI. Nos próximos meses, o projeto também incluirá atividades de sensibilização e oficinas de confecção de materiais recicláveis. A culminância será em 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente.

Sobre o PAI

Pautado numa cultura de valorização do idoso, o PAI garante aos servidores aposentados do Estado o acesso diário a atividades físicas e culturais. O calendário de atividades inclui ainda cursos, oficinas e eventos marcando a passagem de datas comemorativas. Atualmente, mais de 20 mil aposentados são atendidos pelo programa. As atividades funcionam nos turnos matutino e vespertino, no Centro Social dos Servidores Públicos do Estado do Maranhão (antigo IPEM).

 

IPREV – Instituto de Previdência dos Servidores do Governo do Estado do Maranhão

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) é a unidade gestora do Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos (RPPS) do Maranhão. Sua finalidade é gerir, planejar, coordenar e supervisionar a execução e o controle da previdência dos servidores públicos estaduais.

Endereços

IPREV/MA – Agência Previdenciária
(98) 3042-1404
Av. São Luís Rei de França, 453 – Turu, São Luís – MA, 65065-470
Clique aqui e seja redirecionado para o GoogleMaps

 

Centro Social do Servidor

Av. Sambaquis, s/n (antigo Ipem)
Calhau – São Luís – MA
CEP 65071-390

Horários de atendimento:

Agência Previdenciária: de 08h às 18h.
Perícia Médica: de 8h às 14h.

 

 

Perícia Médica/ PAI

(98) 3042-1404

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI