13/09/2019 3:28 pm

Governo do Estado amplia horários de reabilitação para servidores aposentados

Serviço é oferecido pela manhã, de segunda a sexta-feira; e às segundas, terças quartas e sextas-feiras no turno vespertino

Serviço é oferecido pela manhã, de segunda a sexta-feira; e às segundas, terças quartas e sextas-feiras no turno vespertino

O Governo do Estado, por meio do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) ampliou os horários de reabilitação oferecidos aos aposentados no Centro Social dos Servidores. O serviço, que antes funcionava apenas pela manhã, foi estendido também para o período vespertino às segundas, terças, quartas e sextas-feiras. O Centro Social (antigo Ipem) funciona na Av. Sambaquis, s/n – Calhau.

A reabilitação é uma das atividades oferecidas no âmbito do Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI), executado pelo Iprev. A ampliação de horários visa oferecer mais qualidade de vida e estimular o processo saudável de envelhecimento entre os servidores inativos. A iniciativa é parte, ainda, das ações desenvolvidas pelo governo do Estado na área de valorização dos servidores estaduais e da pessoa idosa.

A atividade é oferecida em sala voltada especialmente para o setor, com auxílio de profissionais especializados. Os exercícios trabalham a manutenção e a recuperação da mobilidade, do equilíbrio e da coordenação motora, bem como a prevenção de quedas. O público-alvo são servidores estaduais aposentados, mediante apresentação de encaminhamento médico, com queixa de dor, dificuldade de movimentos ou diagnóstico de comprometimento neurológico em face de problemas cardiovasculares ou doenças degenerativas.
“O objetivo é incentivar a autonomia e a independência dos idosos nas suas atividades diárias. Com a reabilitação, conseguimos devolver qualidade de vida a essas pessoas”, explicou a fisioterapeuta Ketsia Palhano, que trabalha no atendimento aos idosos.

De fato, a reabilitação trouxe qualidade de vida à aposentada Maria do Socorro Diniz Ribeiro, 76. Encaminhada para o serviço com diagnóstico de artrose na coluna e nos joelhos, ela conta que foi graças ao atendimento recebido que conseguiu reduzir as dores e melhorar a mobilidade. “Quando eu cheguei aqui, eu quase não andava. Para ir de um lado para o outro tinha que ser apoiada nos meus filhos ou me agarrando nas paredes. Mas hoje eu estou outra. Sinto que estou bem melhor, melhorou muito a minha saúde em relação ao que eu estava”, comemorou.

Memória

No início deste ano, o Governo do Estado entregou aos servidores aposentados obras e equipamentos no Centro Social. No rol de entregas, o espaço que hoje abriga a sala de reabilitação e mais 370 equipamentos, que incluíram halteres, bolas e cordas utilizadas nas aulas. Os itens foram adquiridos com recursos próprios do Iprev.

 

IPREV – Instituto de Previdência dos Servidores do Governo do Estado do Maranhão

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) é a unidade gestora do Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos (RPPS) do Maranhão. Sua finalidade é gerir, planejar, coordenar e supervisionar a execução e o controle da previdência dos servidores públicos estaduais.

Endereços

IPREV/MA – Agência Previdenciária
(98) 3042-1404
Av. São Luís Rei de França, 453 – Turu, São Luís – MA, 65065-470
Clique aqui e seja redirecionado para o GoogleMaps

 

Centro Social do Servidor

Av. Sambaquis, s/n (antigo Ipem)
Calhau – São Luís – MA
CEP 65071-390

Horários de atendimento:

Agência Previdenciária: de 08h às 18h.
Perícia Médica: de 8h às 14h.

 

 

Perícia Médica/ PAI

(98) 3042-1404

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI