30/07/2019 5:07 pm

Governo comemora Dia dos Avós com servidores estaduais aposentados

Servidores participaram de palestra e exibição de vídeos no Centro Social dos Servidores

Servidores estaduais aposentados participaram de atividades especiais por ocasião do Dia dos Avós, celebrado dia 26 de julho. A palestra “A importância dos avós na convivência familiar”, seguida de debate a partir de vídeos e reportagens, foi realizada no auditório do Centro Social dos Servidores do Estado do Maranhão e contou com a participação de dezenas de idosos.
O papel na criação dos netos, conflitos de geração e as diferenças no modo de educar dos pais e avós foram alguns dos temas em pauta na ocasião. A atividade é parte do Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI), executado pelo Governo do Estado por meio do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev). A palestra e a mediação das conversas foi feita pela equipe de assistentes sociais do PAI.

Programação é parte do Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI) executado pelo Iprev

Atividade é parte do Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI), executado pelo Iprev

“O nosso objetivo é proporcionar reflexão e a troca de experiências entre os idosos. Aqui eles podem compartilhar histórias de vida e falar sobre a criação dos filhos e netos. Buscamos enfatizar que o papel dos avós é fundamental, mas que eles não devem entrar em conflito com os filhos e nem tomar para si a responsabilidade da criação dos netos”, explicou Juçara Cavalcanti, assistente social responsável pela palestra.
A programação encerrou com lanche para todos os presentes. A aposentada Francisca das Chagas, 63, destacou a importância de celebrar a data. “É importante ter uma ocasião especial para homenagear os avós, porque hoje nos sentimos como uma espécie de segunda mãe. Muitas vezes, avô e avó tem mais tempo livre até do que os próprios pais para olhar as crianças. A gente brinca, gosta e se diverte com eles”, contou ela, cujos netos tem dois e três anos.

Nesta terça-feira (30) os avós também participaram de uma programação especial: um almoço no restaurante Fazendinha, na Raposa. O passeio, organizado pelos servidores aposentados com suporte da equipe do PAI, contou com lanche, banho de piscina, bingo e outras brincadeiras.

Aposentados também participaram de um almoço no restaurante Fazendinha

SAIBA MAIS
No Brasil, o Dia dos Avós é comemorado em 26 de julho. A data foi escolhida porque, segundo o calendário católico, é o dia de Santa Ana e São Joaquim – os pais de Maria e, portanto, avós de Jesus.