25/03/2019 10:12 am

Governo e prefeitura de Paço do Lumiar certificam mais de 120 pessoas em curso de Cuidador Familiar de idosos

Aulas foram realizadas no auditório do Instituto de Ensino Superior Franciscano (Iesf)

O Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Paço do Lumiar, certificou na manhã desta terça-feira (22) mais 129 participantes do curso de Cuidador Familiar de Idosos. O curso, promovido pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev), é parte da programação oferecida pelo Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI), integrado à Diretoria de Previdência Pública do Iprev.

É a primeira edição do curso em 2019. A parceria com a prefeitura, por meio do Instituto de Previdência do Município de Paço do Lumiar (PrevPaço), disponibilizou espaço para a formação, que aconteceu no Instituto de Ensino Superior Franciscano (Iesf) e inscreveu os cursistas. A equipe técnica é formada por profissionais do PAI.

A solenidade de certificação dos cursistas contou com a presença do presidente do Iprev, Joel Benin; da primeira-dama do município de Paço do Lumiar, Núbia Feitosa; do secretário de Direitos Humanos, José Vale; e do superintendente do PrevPaço, Carlos Antônio Sousa.

Secretário de Direitos Humanos de Paço do Lumiar, José Vale; primeira-dama e secretária de Planejamento e Saúde, Núbia Feitosa; presidente do Iprev, Joel Benin; superintendente do PrevPaço, Carlos Antonio Sousa

Joel Benin destacou a importância da parceria, que possibilitou expandir a formação. “O governador Flávio Dino tem uma carinho muito grande pelas atividades que são promovidas no PAI, e recomendou que essas ações fossem fortalecidas. Isso inclui expandir as nossas atividades, a exemplo do que foi feito agora com este curso, que é uma referência importante. Agradecemos à prefeitura de Paço do Lumiar pela parceria”, disse o presidente do Iprev.

A primeira-dama Núbia Feitosa ressaltou a importância do papel do cuidado. “Agradeço a todos vocês que participaram desta formação, dedicando o seu tempo e abdicando de momentos de lazer em prol do cuidado. Cuidado é amor, é tolerância e solidariedade”, afirmou,

Voltado para iniciar a profissionalização de cuidadores de idosos em domicílio, a formação tem carga horária de 20h e certificou 380 pessoas só no ano passado. A formação é gratuita e dá direito a certificado. As aulas abrangem aspectos técnicos da rotina da pessoa idosa, como higiene e cuidados com o sono e a alimentação, e também tratam da conduta do cuidador com a família e o respeito aos direitos das pessoas nessa faixa etária. Há também um módulo de preparação para o mercado de trabalho.

A dona de casa Marinês Moreira de Jesus, 52, pretende usar os conhecimentos adquiridos para se reposicionar no mercado de trabalho. “Para mim, foi um aprendizado enorme, e creio que todos os que estão aqui pensam da mesma forma. Levo hoje daqui uma experiência enorme para poder procurar emprego muito mais preparada”, garantiu.

Já Cláudia Regina Marque Garcez, 48, fez o curso em busca de maneiras de melhor atender os pais, que já são idosos. “Achei produtivo, me deu um esclarecimento muito grande. Aqui aprendi a escolher melhor a alimentação deles, a ter mais paciência. Foi gratificante”, elogiou.

Acesse aqui a galeria de imagens desta matéria