21/05/2018 9:24 am

Governo certifica mais 80 pessoas em curso de Cuidador Familiar de Idosos

DSC_7013

O Governo do Estado certificou, na manhã desta sexta-feira (18) mais 80 pessoas pela conclusão do curso de “Cuidador Familiar de Idosos”. A formação, com carga horária de 20h, é realizada pela Coordenação de Apoio ao Aposentado, vinculada à Diretoria de Previdência Pública Estadual do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev).

A formação na área do cuidado com os idosos já está incorporada ao calendário de atividades realizadas pela coordenação. Neste primeiro semestre, porém, o excesso de procura motivou o Iprev a abrir uma turma extra.

“Identificamos que havia essa demanda entre os idosos que atendemos e a partir daí nasceu a ideia do curso. Mesmo com uma carga horária pequena, buscamos abordar todos os aspectos referentes ao cuidado com essa faixa etária: os aspectos físicos, psicológicos, o comportamento do cuidador com o idoso e sua família e também o mercado de trabalho”, explicou Arlete Pontes, coordenadora de apoio ao aposentado do Iprev.

Esta é a segunda edição realizada no primeiro semestre de 2018. A turma extra foi motivada pelo excesso de procura, que originou uma lista de espera quando da primeira edição do curso, realizada em março. A formação é inteiramente gratuita e inclui certificado. As aulas aconteceram sempre no período matutino, no auditório do Centro Social dos Servidores (antigo Ipem).

DSC_6734

O objetivo do curso é capacitar pessoal para atuar na assistência a idosos tanto dentro da própria família, quanto para atuar como profissionais da área. A grade de programação inclui temas como os cuidados diários com os idosos, como higienização e outros hábitos de saúde; o processo do envelhecimento e suas implicações físicas e psicológicas; o Estatuto do Idoso; orientações nutricionais e a preparação para o mercado de trabalho como cuidador.

Quem participou da formação aprovou a metodologia. Foi o caso da técnica de enfermagem Rosana Santos, 40 anos, que atua como técnica de enfermagem e já tem experiência no cuidado com os idosos. “Participar desta atividade relembrou a importância do meu trabalho e renovou minhas energias. Depois de dez anos de profissão, e achava que sabia tudo, mas essa semana me mostrou que ainda tenho muito a aprender”, constatou a profissional, que destacou também como ponto positivo a grade de conhecimentos oferecida. “O curso equilibra bem os aspectos técnicos e humanos do trabalho de cuidador. Além do cuidado do dia a dia, somos ensinados a respeitar os idosos e a estimular a autonomia e a individualidade. Os dias que passei aqui, vou levar para a minha via toda”, finalizou.

Clique aqui para acessar a galeria de imagens deste evento