23/04/2019 10:25 am

Governo certifica 50 idosos no curso de “Autocuidados”

Curso foi realizado no auditório do Centro Social dos Servidores

Curso foi realizado no auditório do Centro Social dos Servidores

O Governo do Estado, por meio do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) certificou na última semana 50 idosos participantes do curso de “Autocuidados”. A formação é parte das atividades oferecidas aos servidores estaduais aposentados por meio do Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI), vinculado à Diretoria de Previdência Pública do Iprev.

É a primeira edição do curso em dez anos. As aulas foram realizadas no auditório do Centro Social dos Servidores e tiveram carga horária de 12h. O foco é no respeito à autonomia do idoso, com orientações para que os aposentados possam organizar com independência sua própria rotina.

A solenidade de certificação contou com a presença do presidente do Iprev, Joel Benin. “No início do ano, destacamos a importância de continuar a fortalecer e diversificar as atividades que já são realizadas no âmbito do PAI. E agora, além do curso de cuidador, para auxiliar os idosos na sua rotina, temos a formação em Autocuidados, para reforçar o caráter autônomo e independente das pessoas dessa faixa etária”, afirmou o presidente do Iprev.

Também participou da certificação a diretora de Previdência Pública do Iprev, Larissa Tocantins, que parabenizou os idosos pelos conhecimentos adquiridos. “Os idosos que participam das atividades do PAI são cheios de garra, tem interesse em adquirir mais conhecimentos e melhorar a sua formação. Parabenizo todos os cursistas pela certificação e toda a equipe que contribuiu para esta atividade”, destacou ela.

Formação

Orientações sobre como tornar os ambientes mais seguros e menos propensos a quedas; alimentação e os nutrientes prioritários para o organismo nessa faixa etária; cuidados que devem ser tomados com remédios e cosméticos; valorização da autoestima e a importância da socialização; são alguns dos conteúdos repassados durante as aulas. A formação é ministrada pela equipe técnica multidisciplinar do PAI, que inclui assistentes sociais, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, nutricionista, psicóloga e enfermeira.

Quem participou da atividade aprovou a experiência. Foi o caso da aposentada Maria de Fátima Carvalho dos Santos Silva, que garante que vai aproveitar os conhecimentos adquiridos. “Todos os professores foram maravilhosos. Vou seguir direitinho todas as instruções que recebi aqui no curso, vão servir para ajudar na minha memória e também para melhorar a minha alimentação. E ainda por cima vou receber até um certificado”, comemorou.

Já Iolanda Pereira Ribeiro pretende compartilhar a experiência com outras amigas da mesma faixa etária. “A gente aprendeu muita coisa, e agora podemos passar para outras idosas que não puderam estar aqui. Eu trabalhava como técnica de enfermagem, mas mesmo assim vi no curso muita coisa nova, que não foi ensinada na minha época. Agora sei como me proteger para ter uma vida melhor e mais longa”, garantiu Iolanda.

 

IPREV – Instituto de Previdência dos Servidores do Governo do Estado do Maranhão

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) é a unidade gestora do Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos (RPPS) do Maranhão. Sua finalidade é gerir, planejar, coordenar e supervisionar a execução e o controle da previdência dos servidores públicos estaduais.

Endereços

IPREV/MA – Agência Previdenciária
(98) 3042-1404
Av. São Luís Rei de França, 453 – Turu, São Luís – MA, 65065-470
Clique aqui e seja redirecionado para o GoogleMaps

 

Centro Social do Servidor

Av. Sambaquis, s/n (antigo Ipem)
Calhau – São Luís – MA
CEP 65071-390

Horários de atendimento:

Agência Previdenciária: de 08h às 18h.
Perícia Médica: de 8h às 14h.

 

 

Perícia Médica/ PAI

(98) 3042-1404

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI