22/06/2022 8:54 am

Experiência de retomada das atividades do PAI é premiada na Semana Brasileira de Enfermagem

O relato de experiência “Planejamento de retorno das atividades do PAI após o início da pandemia” obteve o segundo lugar entre os melhores trabalhos apresentados durante a 83ª Semana Brasileira de Enfermagem. Voltado para acadêmicos e profissionais da área, o evento teve como tema central “A Enfermagem no Contexto Pandêmico da Covid-19: que lições aprendemos?”. A programação debateu as ações de promoção da saúde, acesso à saúde mental e enfrentamento de vulnerabilidades nesse contexto.

A apresentação feita pela equipe do Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI) integrou o eixo 02 da programação, intitulado “Como a enfermagem enfrentará o contexto pós-pandêmico”.  O trabalho é de autoria das servidoras Vânia do Perpétuo Socorro Bastos Cantanhêde Holanda; Kétsia Palhano Lopes Favali; Lucianne Thays Cantanhêde Garcez Barbosa; Arlete Bezerra Lutifi Pontes; e Silvana Franco Leitão.

Interrompidas em abril de 2020, as atividades do programa foram retomadas de maneira exitosa, após avaliação do cenário e adoção de protocolos de segurança, além do acompanhamento da equipe multiprofissional do programa.

A coordenadora do PAI, Arlete Pontes, destacou a importância do programa para o bem-estar dos servidores aposentados. “A interrupção das atividades presenciais teve impactos na saúde física e mental. Quando fizemos o retorno, atuamos de maneira responsável, oferecendo aos idosos serviços seguros e de qualidade. A adesão foi imediata, cresceu mais de 30% em um semestre”, afirmou a coordenadora.

PROTOCOLOS

O uso constante de máscara entre os servidores e aposentados participantes do programa, a higienização das mãos e equipamentos com álcool em gel e o distanciamento físico durante a realização das oficinas são alguns dos protocolos de segurança observados desde a retomada das atividades. Para se inscrever nas oficinas, a coordenação do programa passou a solicitar dos idosos a apresentação do comprovante de vacinação contra a covid-19. A programação das oficinas também foi alterada, para minimizar as aglomerações e diminuir o tempo que os aposentados precisavam permanecer no espaço.

A enfermeira do PAI, Vânia Cantanhede, classificou a experiência como exitosa. “Atuamos de maneira estratégica, implantamos protocolos de segurança rígidos. É importante reforçar que, mesmo com o retorno das atividades presenciais, não tivemos queixa de adoecimento entre os participantes do programa”, frisou.

SAIBA MAIS

Desenvolvido pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev),  o PAI é voltado para todos os servidores estaduais aposentados. O programa é gratuito e oferece mais de uma dezena de oficinas de atividades físicas e artísticas, além de uma programação cultural e de lazer. Natação, hidroginástica, alongamento, pilates, ioga, biodança, pintura em tela, artesanato e macramê são algumas das atividades disponíveis. As oficinas são gratuitas e acontecem no Centro Social dos Servidores, localizado à Av. Sambaquis, s/n – Calhau.