20/02/2020 12:52 pm

Estudantes de pós-graduação em São Luís visitam Iprev para aula prática sobre regimes de previdência

Visita dos alunos ao Iprev foi parte das atividades da disciplina de Prática Previdenciária

Uma aula prática sobre o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do Maranhão. Foi este o objetivo da visita dos estudantes de Pós-Graduação da Faculdade Estácio São Luís ao Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Estaduais (Iprev). O grupo participa da pós-graduação em Direito do Trabalho e Previdenciário e aproveitou a visita para esclarecer dúvidas e entender melhor como funciona o processo de aposentadoria dos servidores públicos estaduais.

A atividade é parte da disciplina de Prática Previdenciária. O grupo, que já havia visitado a sede administrativa do Iprev no último mês, conheceu desta vez a Central de Atendimento ao Público e a Diretoria de Previdência. Eles foram recebidos pela diretora de Previdência Pública Estadual, Hilza Paixão, que destacou a importância da visita dos estudantes.

“Esta atividade ajuda os estudantes a conhecerem o funcionamento da previdência, o que diz respeito à tramitação dos processos de aposentadoria, incorporação, declaração ou certidão previdenciária. É importante que este alunos, como profissionais que desejam trabalhar com o tema, tenham o entendimento adequado do assunto”, explicou a diretora.

O grupo foi recebido pela Diretora de Previdência Pública Estadual, Hilza Paixão

O grupo conversou com técnicos e analistas previdenciários e recebeu informações sobre o organograma do Iprev, as atribuições de cada setor e os trâmites básicos de processos de aposentadoria e pensão. Para Marco Aurélio de Jesus Pires, coordenador da pós-graduação, a atividade amplia, nos alunos, o entendimento sobre o sistema previdenciário. “Agora eles têm mais conhecimento de causa e vão poder orientar as pessoas. O principal objetivo de trazê-los aqui é fazer com que eles tenham essa familiaridade com o funcionamento do sistema”, explicou.

Para Rita Célia Barbosa Lima, aluna da pós-graduação, entender mais sobre a previdência é uma chance de colaborar com a sociedade como um todo. “É um conhecimento muito útil não só para nossa vida profissional, mas para poder orientar as pessoas. Estamos em um momento em que o tema da previdência está muito presente e esta visita nos ajuda a clarear as ideias e entender o que está mudando”, avaliou ela.