14/02/2022 3:39 pm

Com Previdência Digital, Iprev garante agilidade e transparência na concessão de benefícios previdenciários

Com iniciativas no âmbito digital, o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) agilizou a concessão de benefícios e melhorou o atendimento de Previdência Estadual durante a pandemia. Nos últimos dois anos, o agendamento de Perícias Médicas e a solicitação da Pensão por Morte passaram a ser feitos através de plataformas digitais, garantindo agilidade, segurança e transparência na análise dos benefícios. A implantação de uma Central de Atendimento online também contribuiu para preservar a saúde dos beneficiários, já que não é mais necessário o atendimento presencial para esclarecer dúvidas sobre processos e benefícios.

Um dos principais benefícios do programa, batizado de Previdência Digital, reduziu o tempo médio de análise dos pedidos e, por consequência, da implantação dos benefícios. Os processos relacionados às Perícias Médicas, por exemplo, costumavam ser concluídos em cerca de seis meses. Com a implantação da plataforma online, em junho de 2020, esse tempo médio passou para vinte dias. A redução foi ainda mais significativa no caso da Pensão por Morte, em que a análise do pedido demorava, em média, quatro meses. Agora, a média diminuiu para menos de 24h.

“Essa agilidade beneficia sobretudo as famílias dos ex-servidores falecidos. Em muitos casos, essa pessoa que faleceu era a responsável pelo sustento da casa. Ao implantar a pensão com a máxima agilidade, garantimos que essa família não seja desprovida dos seus meios de subsistência. É mais uma forma de demonstrar cuidado com os servidores estaduais e seus dependentes”, disse o presidente do Iprev, Mayco Pinheiro.

REMOTO
Outro benefício das plataformas online é a possibilidade de solicitar o benefício previdenciário sem sair de casa. No contexto de pandemia, o Iprev foi o órgão gestor pioneiro no Brasil em dar continuidade à concessão das pensões por morte, mesmo com o fechamento das atividades presenciais em diversos órgãos públicos.

Depois que o pedido é feito, as informações sobre a análise dos documentos são enviadas por e-mail. Posteriormente, quando a solicitação se torna um processo administrativo, é possível acompanhar o andamento do pedido pela plataforma E-Processos, do governo do Estado. Assim, o pedido pode tramitar sem a necessidade de atendimento presencial por parte do requerente. A mudança é positiva tanto para resguardar a saúde em tempos de pandemia quanto para evitar o deslocamento de quem mora no interior do Estado.

“Antes, havia casos em que as pessoas que moravam no interior viajavam até São Luís só para ter informação sobre o andamento de um pedido de pensão ou perícia. Agora, isso não é mais necessário. Vale lembrar que a maior parte do nosso público é formado por pessoas idosas, consideradas público de risco para formas graves da Covid-19. Foi muito importante, nesse contexto de pandemia, oferecer a essas pessoas uma forma de acessar os nossos serviços sem a obrigatoriedade do atendimento presencial”, reforçou Pinheiro.

A concessão dos benefícios também ganhou em transparência: como o servidor recebe por e-mail o resultado da análise da documentação fornecida, é possível saber exatamente o que causou o indeferimento, caso o pedido do benefício não seja aceito. Até o momento, já foram feitos 3.542 pedidos pelo Sistema de Pensão e 9.714 solicitações de Perícias Médicas.

Além das plataformas online, o Iprev implantou também uma Central de Atendimento, por meio do aplicativo WhatsApp. Por meio da Central, é possível esclarecer dúvidas e, nos casos indispensáveis, agendar o atendimento presencial. Desde a sua implantação, em março de 2021, a Central já recebeu e solucionou quase trinta mil solicitações.

COMO ACESSAR
Todos os sistemas estão disponíveis no site do Iprev. Para fazer o pedido, é só preencher os formulários e anexar os documentos solicitados. O Iprev confirma o recebimento de todas as solicitações, enviando um e-mail para o endereço eletrônico fornecido na plataforma.

Quando a análise dos documentos é concluída, é enviada uma outra mensagem, avisando do resultado. A solicitação pode se tornar um processo administrativo ou, no caso de inconsistências documentais, ser indeferida. A interface dos sistemas foi planejada para ser simples e intuitiva, mas os sistemas contam também com Manual de Usuário, que também pode ser acessado no site do Iprev.

A intenção, segundo o presidente do Iprev, é que a digitalização da previdência estadual continue, com implantação de novas plataformas e reordenamentos internos ao longo do ano de 2022. “Estamos trabalhando no aprimoramento dos sistemas já existentes e no desenvolvimento de novas plataformas, para estender os avanços que já obtivemos com pensão e Perícias Médicas a outros benefícios previdenciários”, concluiu.

SAIBA MAIS

A Pensão por Morte é o benefício pago quando o servidor falece deixando familiares que dependiam dele economicamente, como cônjuge, companheiro ou filhos, entre outros beneficiários. Já as Perícias Médicas são responsáveis pela homologação de atestados médicos de servidores, concessão de licenças médicas para tratamento de saúde e emissão de laudos para aposentadoria por invalidez, entre outros serviços.

 

IPREV – Instituto de Previdência dos Servidores do Governo do Estado do Maranhão

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) é a unidade gestora do Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos (RPPS) do Maranhão. Sua finalidade é gerir, planejar, coordenar e supervisionar a execução e o controle da previdência dos servidores públicos estaduais.

Endereços

IPREV/MA – Agência Previdenciária
(98) 3042-1404
Av. São Luís Rei de França, 453 – Turu, São Luís – MA, 65065-470
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Centro Social do Servidor

Av. Sambaquis, s/n (antigo Ipem)
Calhau – São Luís – MA
CEP 65071-390

Horários de atendimento:

Agência Previdenciária: de 08h às 18h.
Perícia Médica: de 8h às 14h.

 

 

Perícia Médica/ PAI

(98) 3042-1404

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