29/06/2022 7:46 pm

Arraial do Aposentado destaca protagonismo da pessoa idosa e importância da cultura local

Apresentação do Bumba-meu-boi Estrela de GEN

Arraial do Aposentado é parte da programação do PAI e foi realizado no Centro Social dos Servidores

Servidores estaduais aposentados participaram, na tarde da última terça-feira(28), de uma programação junina no Centro Social dos Servidores. A iniciativa integra o Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI). O PAI é executado pelo governo do Estado, por meio do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev), com o objetivo de oferecer atividades físicas, culturais e de lazer aos idosos. A festa foi realizada na área das piscinas do Centro Social dos Servidores.

Na programação, tiveram destaque brincadeiras juninas protagonizadas pelos participantes das oficinas do PAI e também por clubes da terceira idade parceiros.

Apresentaram-se no arraial o grupo Cazumbá, formado por idosas do Clube Raio de Sol; o tambor de Crioula do PAI, que é parte da oficinas desenvolvidas no programa; e o bumba-meu-boi Estrela de Gen, organizado pela associação Gerenciamento do Envelhecimento Natural (GEN), com toadas compostas pelos próprios idosos e que versam sobre temas como respeito ao meio ambiente e protagonismo da pessoa idosa. A tarde junina contou ainda com a apresentação do Forró do Cabo Zé, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secma).

Barraca de comidas típicas conduzida por idosos

Clubes da Terceira Idade organizaram venda de comidas típicas no arraial

Protagonismo da pessoa idosa também na venda de comidas típicas: as barracas montadas por associações de idosos e grupos da terceira idade comercializaram doces e salgados característicos da época junina. A renda será revertida para as ações desenvolvidas pelos clubes da terceira idade.

Discurso do presidente do Iprev, Guilberth Garcês

Presidente do Iprev, Guilberth Garcês, participou do evento e destacou as parcerias firmadas

O presidente do Iprev, Guilberth Garcês, esteve presente ao evento e destacou as parcerias desenvolvidas pelo instituto com o objetivo de ampliar o programa. “A ideia é fortalecer esse programa e realizar todas as atividades que promovem a saúde da pessoa idosa. A qualidade de vida dos servidores aposentados é um importante eixo do nosso instituto, e trabalhar para fortalecer esta iniciativa é uma determinação do governador Carlos Brandão”, afirmou o presidente.

A coordenadora do PAI, Arlete Pontes, também destacou a importância do evento. “A gente não poderia deixar passar em branco uma época tão importante para o Maranhão, e é por isso que organizamos a nossa festa junina. Agradecemos a presença e a parceria de todos que tornaram possível este evento”, disse.

Clique aqui para acessar a galeria de fotos desta notícia