O olhar das servidoras estaduais aposentadas sobre São Luís. Este foi o tema da “Mostra de Fotografias das Servidoras Aposentadas”, realizada em parceria com a Defensoria Pública do Estado do Maranhão. A exposição contou com fotos do Centro Histórico de São Luís, tiradas por participantes do Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI). A atividade é parte das oficinas artísticas desenvolvidas pelo programa.
Espaços como as igrejas da Sé e do Desterro, a Pedra da Memória e a Fonte do Ribeirão, além das fachadas de diversos casarões históricos, foram registrados para a mostra, que ficou em cartaz no hall de entrada da sede da Defensoria.
A exposição foi uma das atividades que marcou a retomada do projeto “Quinta de Arte e Inclusão Social”, interrompido em razão da pandemia do Covid-19. O objetivo do projeto Quinta de Arte e Inclusão Social tem como objetivo estimular, valorizar e oportunizar a troca de experiências culturais, promovendo a inclusão de segmentos sociais historicamente invisibilizados, contribuindo para qualidade de vida destes cidadãos por meio da música e da arte.
A coordenadora do PAI, Arlete Pontes, reforçou que o incentivo às atividades artísticas é uma das atividades oferecidas pelo PAI. “Além das atividades físicas, temos também uma programação de cursos e oficinas na área artística, com exposições e diversas atividades. O objetivo é proporcionar não só a saúde física, mas mental e emocional dos idosos que participam do programa”, explicou ela.
PROGRAMAÇÃO
A programação que assinalou a volta do projeto contou também com a apresentação dos corais “Vozes”, da Universidade Aberta Intergeracional (Unabi) e “Canto de Luz”, da Universidade Integrada da Terceira Idade (Uniti), projetos de extensão das universidades Estadual e Federal do Maranhão, respectivamente. Os grupos interpretaram clássicos regionais como Ilha Bela, Ilha Magnética e Louvação a São Luís.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI