27/11/2019 4:10 pm

Espaço Arte Canto do PAI completa 15 anos como local artístico e de geração de renda

Espaço comercializa peças de artesanato produzidas pelos servidores aposentados

Espaço comercializa peças de artesanato produzidas pelos servidores aposentados

 

Todo dia ela faz tudo sempre igual. Às 9h da manhã, Marinalda dos Santos Marques, 73, chega à Praia Grande, onde ajuda a gerenciar o Espaço Canto Arte do PAI. A loja comercializa artesanato produzido nas oficinas do Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI). O programa é executado pelo Governo do Estado, por meio do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev).

Marinalda foi a primeira servidora a participar da iniciativa, que em novembro completa 15 anos. “Ainda lembro da primeira reunião que fizemos. Foi na praça, porque a gente não tinha nem a chave da loja ainda. Hoje a loja está maior e com muito mais peças”, recordou.

Logo que se aposentou, ela começou a participar das aulas de hidroginástica no PAI. Na época, a aposentada levava almofadas de crochê para vender entre as colegas de turma. O sucesso foi tanto que surgiu o convite para participar do projeto. “Depois que entrei aqui, aprendi muito mais coisa, fiz curso de atendimento ao público e de arrumação de loja. Hoje é a minha segunda casa”, garante ela.
Desde a sua criação, a proposta do Espaço Canto Arte do PAI é proporcionar geração de renda a partir da venda do artesanato produzido pelos servidores estaduais aposentados. Saias, coletes, capas de almofada, colares, roupas em crochê e chita, flores artesanais, mandalas e bonecos de biscuit são alguns dos itens comercializados no espaço.

No local, também são realizados cursos de artesanato para os aposentados, incentivando o reaproveitamento de materiais. Há anos, o espaço abriga a Turma do Fuxico – grupo de aposentadas que se reúne para produzir diversas peças a partir da técnica artesanal. “A gente faz fuxico com a mão e a boca também, porque a gente conversa muito”, gracejou Verônica Januária Lopes Soares, 69, que também participa do projeto.

Marinalda foi a primeira aposentada a participar do projeto

Marinalda foi a primeira aposentada a participar do projeto

Geração de renda

O presidente do Iprev, Mayco Murilo Pinheiro, destacou a importância de ações que garantam apoio aos servidores estaduais. “Projetos como esse garantem geração de renda, inclusão social e socialização entre os idosos, contribuindo para valorizar servidores que já trabalharam muito pelo nosso Estado”, afirmou Mayco Pinheiro.

Hoje, as aposentadas que expõem os produtos no Espaço Canto Arte do PAI atuam em um regime de cooperativa, organizado por elas próprias, e se revezam no atendimento aos clientes e na venda dos produtos. O grupo também realiza exposições em eventos estaduais dedicados ao público da terceira idade. Com o que conseguem vender, pagam os custos de manutenção da loja, compram matéria-prima para novos projetos e conseguem também incrementar a renda.

“Aqui é bem movimentado. As pessoas gostam da loja porque aqui tem muito calor humano e carinho. O turista entra e a gente está comemorando um aniversário, fica todo mundo impressionado, e quando a gente diz que é uma loja da terceira idade gosta mais ainda. E tem especialmente o lado terapêutico de tirá-las de casa, proporcionar renda e um espaço para socializar com todo mundo. O apoio que o governo dá para este projeto é nota mil”, disse Teresa Moraes Rego, gerontóloga, arte-educadora e coordenadora do projeto.

A oportunidade de socializar é um diferencial para Verônica. Para ela, a aposentadoria trouxe o primeiro contato com as artes e, em seguida, o convite para expor seu artesanato na loja. “É muito bom vir para cá. A maioria das pessoas tem uma imagem de que o aposentado não faz nada, mas não é assim. A gente vem para cá, faz artesanato e, enquanto vende, conversa com as pessoas, conhece os turistas, dá umas gargalhadas boas. As pessoas ouvem a minha risada de longe”, garante ela.

Saias, coletes, capas de almofada, colares, roupas em crochê e chita, flores artesanais, mandalas e bonecos de biscuit são alguns dos itens comercializados no espaço.

Saias, colares, roupas em crochê e chita, flores artesanais e mandalas são alguns dos itens comercializados

Saiba mais

O Espaço Canto Arte do PAI funciona na Rua do Giz, 66 – próximo à descida da escadaria da Rua do Giz, das 9h às 17h.

 Além da loja, há atividades do programa acontecendo no Centro Social dos Servidores. A programação conta com oficinas de atividade física e artística. Natação, Hidroginástica, Dança Livre, Alongamento, Pintura em Tela, Macramê e Artesanato são algumas das atividades oferecidas no local, além de reabilitação, atendimento médico e assistência social.

 

IPREV – Instituto de Previdência dos Servidores do Governo do Estado do Maranhão

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) é a unidade gestora do Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos (RPPS) do Maranhão. Sua finalidade é gerir, planejar, coordenar e supervisionar a execução e o controle da previdência dos servidores públicos estaduais.

Endereços

IPREV/MA – Agência Previdenciária
(98) 3042-1404
Av. São Luís Rei de França, 453 – Turu, São Luís – MA, 65065-470
Clique aqui e seja redirecionado para o GoogleMaps

 

Centro Social do Servidor

Av. Sambaquis, s/n (antigo Ipem)
Calhau – São Luís – MA
CEP 65071-390

Horários de atendimento:

Agência Previdenciária: de 08h às 18h.
Perícia Médica: de 8h às 14h.

 

 

Perícia Médica/ PAI

(98) 3042-1404

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI