3/04/2019 4:00 pm

Governo amplia assistência ao idoso com entrega de obras e equipamentos no Centro Social

O governador Flávio Dino foi representado na solenidade pelo vice-governador do Estado, Carlos Brandão

O governador Flávio Dino foi representado na solenidade pelo vice-governador do Estado, Carlos Brandão

 

Estruturas físicas reformadas e adequadas, além de uma série de equipamentos e materiais para atividades físicas e de lazer foram entregues pelo Governo do Estado em benefício aos servidores aposentados e pensionistas. As melhorias integram as ações de fortalecimento do Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI), desenvolvido pelo Governo do Estado por meio do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev). A solenidade de entrega dos serviços e equipamentos foi realizada no Centro Social dos Servidores (antigo Ipem), na manhã desta terça-feira (2).

“O Governo do Estado pensa em todas as áreas e, nesta ação, inaugura novos equipamentos com fins a valorizar o servidor público, especificamente o aposentado e o pensionista, que precisa de uma estrutura para o lazer, a prática do esporte e atividade cultural. É a valorização dos servidores que um dia muito contribuíram para uma melhor prestação do serviço público estadual”, destaca o vice-governador Carlos Brandão, que esteve presente representando o governador Flávio Dino.

Esta é mais uma etapa do processo de melhorias no Centro Social e de reforço aos programas que atendem os aposentados, pontuou o presidente do Iprev, Joel Benin. “É uma determinação do governador Flávio Dino e um compromisso da nossa gestão, proporcionar um espaço adequado para o entretenimento e lazer do servidor aposentado. É um dia especial e de conquistas com a entrega de importantes obras e itens que dinamizam o espaço e fortalecem o programa”, destacou.

Centro Social dos Servidores ganhou academias de ginástica ao ar livre (Foto: Handson Chagas)

Centro Social dos Servidores ganhou academias de ginástica ao ar livre (Foto: Handson Chagas)

Foram entregues novas salas, sendo uma para as atividades da Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade (ABCMI) e outra, para uso do grupo de bumba boi Estrela do GEN – Grupo Gerenciamento do Envelhecimento Natural. O boi Estrela do GEN é formado por 28 idosos atendidos pelo PAI. A brincadeira se apresentou durante a solenidade e animou os presentes. A obra é uma parceria do Iprev com a Secretaria de Estado da Cultura (Secma) e representa mais uma etapa de um processo de recuperação do Centro Social iniciado em 2018. A primeira etapa contemplou a recuperação da infraestrutura de espaços onde são promovidas as oficinas e adequação dos acessos ao Centro Social, proporcionando mais visibilidade e acessibilidade.

Novos materiais para promoção de oficinas de ginástica e atividades diversas realizadas no PAI também integram o pacote de benefícios. São 370 equipamentos no total. Entre estes, colchonetes, bolas para prática de pilates, itens para hidroginástica, halteres para exercícios físicos e ainda, cerca de 20 aparelhos para academia de ginástica ao ar livre. Os itens foram adquiridos com recursos do Iprev.

“Nós, que fazemos parte deste programa, agradecemos ao governador Flávio Dino”, disse a aposentada Remédios Beleza, 72 anos, que participa das oficinas do PAI e integra o grupo de bumba boi do GEN. As iniciativas para estruturação do PAI estão em andamento desde maio do ano passado, quando foram reformadas e recuperadas todas as instalações físicas utilizadas pelo programa. O trabalho tem parceria com as secretarias de Estado de Infraestrutura (Sinfra) e Cultura (Secma).

 

Foram entregues 370 equipamentos para as oficinas de ginástica realizadas pelo PAI (Fotos: Handson Chagas)

Foram entregues 370 equipamentos para as oficinas de ginástica realizadas pelo PAI (Fotos: Handson Chagas)

Assistência ao idoso

O PAI proporciona aos servidores estaduais aposentados o acesso a atividades físicas, culturais e de lazer, contribuindo para o envelhecimento saudável. Oferece atualmente 11 oficinas em áreas como Ioga, Pilates de Solo, Dança, Alongamento e Hidroginástica, entre outras modalidades.

As atividades são gratuitas, acontecem nas instalações do Centro Social dos Servidores e são abertas a todos os servidores estaduais aposentados. O programa também é espaço de confraternização dos idosos em ações culturais e debate de temas relacionados à terceira idade.

 

Fonte: Secap

 

Acesse aqui a galeria de imagens desta matéria

 

IPREV – Instituto de Previdência dos Servidores do Governo do Estado do Maranhão

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) é a unidade gestora do Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos (RPPS) do Maranhão. Sua finalidade é gerir, planejar, coordenar e supervisionar a execução e o controle da previdência dos servidores públicos estaduais.

Endereços

IPREV/MA – Agência Previdenciária
(98) 3042-1404
Av. São Luís Rei de França, 453 – Turu, São Luís – MA, 65065-470
Clique aqui e seja redirecionado para o GoogleMaps

 

Centro Social do Servidor

Av. Sambaquis, s/n (antigo Ipem)
Calhau – São Luís – MA
CEP 65071-390

Horários de atendimento:

Agência Previdenciária: de 08h às 18h.
Perícia Médica: de 8h às 14h.

 

 

Perícia Médica/ PAI

(98) 3042-1404

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI